Professores gaúchos e paranaenses compõem a turma de 2025 do Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação, do Instituto Crescer Legal. Em sua sexta edição, o programa reúne 13 professores: oito de escolas do meio rural de Vera Cruz, no Rio Grande do Sul, e cinco de São João do Triunfo, no Paraná. As atividades iniciaram em junho e ocorrem, em sua maioria, de forma on-line, com alguns encontros presenciais. A ação compartilha com educadores de escolas do campo ferramentas metodológicas testadas e aprovadas pela equipe pedagógica do Instituto Crescer Legal.
No dia 13 de agosto, a equipe diretiva e pedagógica do Instituto esteve em São João do Triunfo para um encontro com os professores paranaenses participantes. A atividade integrou o Eixo III do Programa, cujo tema é “Tecnologia e Inovação: O Novo na Educação no/do Campo”. Os trabalhos do dia foram mediados pelo educador social de referência do Boas Práticas, Adriano Emmel, e tiveram práticas que possibilitaram trocas de experiências e reflexões sobre como a tecnologia e a inovação podem potencializar ações pedagógicas contextualizadas.
O encontro contou ainda com a participação da gerente do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf; da orientadora pedagógica Débora Berghahnn; da coordenadora de projetos Graziele Silveira Pinton; do coordenador financeiro Robson Amrein; e da educadora social Michele Dzindzny. Já a turma de Vera Cruz terá seu encontro presencial no dia 10 de setembro, também com foco em tecnologia e inovação valorizando as especificidades e potencialidades da educação no e do campo.
Este é o primeiro ano em que o Programa ocorre no formato interestadual, ampliando o intercâmbio de experiências e fortalecendo a prática de educadores que atuam no meio rural. Para Nádia Solf, é gratificante ver que o Boas Práticas tem auxiliado professores na busca por metodologias mais empreendedoras. “Compartilhar nosso fazer pedagógico inovador com educadores que buscam contribuir para o sucesso da juventude do campo é algo muito recompensador”, afirma. Durante a formação, os professores recebem assessoria para o planejamento e execução de vivências de educação empreendedora em suas escolas e as melhores práticas são apresentadas na Mostra de Boas Práticas Pedagógicas.
Criado em 2020, o Boas Práticas já certificou 82 professores de 42 escolas do meio rural, nos municípios de Canguçu, Rio Pardo, São Lourenço do Sul e Vera Cruz, no Rio Grande do Sul. A ação conta com a parceria das Secretarias Municipais de Educação, alinhadas ao objetivo de ampliar conhecimentos e fomentar a atuação empreendedora na educação de escolas em áreas rurais. O Programa busca multiplicar ferramentas metodológicas inovadoras, testadas e aprovadas pela equipe pedagógica do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, abordando temas como autoconhecimento, empatia e comunicação, tecnologia e inovação, observação e organização.
Sobre o Instituto Crescer Legal
Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e de suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal tem sede em Santa Cruz do Sul (RS) e atua em 23 municípios dos três estados do Sul do Brasil. Além do Programa de Aprendizagem, o Instituto desenvolve outras três iniciativas: o Programa de Acompanhamento dos Egressos, o Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo e o Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação. Saiba mais em www.crescerlegal.com.br.
CRÉDITO: AI Crescer Legal
