Programa Arborização + Segura retorna a Venâncio Aires

Olá Jornal
agosto18/ 2023

Neste mês de agosto, a RGE inicia uma nova etapa do projeto de embelezamento seguro de ruas e avenidas de Venâncio Aires. O Programa Arborização + Segura, realizado em parceria com a prefeitura municipal, inicia agora a substituição gradativa de árvores, visando à segurança dos cidadãos, das instalações e o reordenamento da arborização urbana. Após essa ação, serão plantadas 300 mudas adequadas ao ambiente urbano de Venâncio Aires.

“O Programa Arborização + Segura é muito importante para nosso município, pois tem o objetivo de conciliar a nossa arborização com a rede elétrica, evitando interrupção do fornecimento de energia e assegurando todos os benefícios das árvores na nossa área urbana”, enfatizou o secretário de meio ambiente de Venâncio Aires, Nilson Lehmen.

As intervenções serão realizadas nas avenidas Ruperti Filho, Coronel Agra, Henrique Milyus, Carlos Wagner, Fernando Manoel Schwingel, Jacob Becker, Voluntários da Pátria, Visconde do Rio Branco, Treze de Maio, Félix da Cunha, 7 de Setembro, Rufino Pereira, Barão do Triunfo, Salvador S. Goulart e Aloísio Theis.

Por meio do projeto, a RGE disponibiliza mudas adequadas às equipes técnicas do poder público municipal, que direcionam o planejamento e implementação. Em áreas afastadas da rede de energia elétrica são criados espaços amplos de recomposição florestal com exemplares de grande porte. Atenção especial é dispensada na escolha de espécies implantadas sob a rede de energia elétrica, priorizando as de menor porte.

Entre os benefícios, “o Programa Arborização + Segura também garante sombreamento e melhoria da qualidade do ar, controle da temperatura urbana e redução da poluição visual”, explica o analista de meio ambiente da RGE, Giulliano Gilioli Bindo. A distribuidora faz também um alerta para que a população se conscientize em relação ao porte das árvores plantadas em vias públicas principalmente próximas a rede elétrica, por conta própria.

Somente em 2022, a RGE investiu mais de R$ 2 milhões de reais no Projeto Arborização + Segura, o maior valor implementado no projeto de embelezamento seguro de ruas e avenidas nos últimos anos. Foram plantadas 6.400 mudas, totalizando 19.890 desde o início do projeto em 2018. Além disso, foram substituídas outras 1.600 árvores que apresentavam riscos à população e ao sistema elétrico, totalizando 5.400 substituições.

“O programa Arborização Mais Segura, em parceria com a administração municipal, desempenha um papel crucial na melhoria da qualidade de vida das cidades. Ao promover o plantio e cuidado adequado de árvores em áreas urbanas, o programa contribui para a criação de ambientes mais saudáveis, redução da poluição, regulação do clima local e promoção da biodiversidade, além de minimizar os riscos com energia elétrica”, ressaltou o Consultor de Negócios da RGE, Cristiano Guedes da Silva.

Todas as ações de manejo e intervenções junto a vegetação realizadas pela RGE seguem critérios técnicos e diretrizes da ABNT, que requer espaçamentos mínimos entre rede elétrica e vegetação de acordo com o aspecto técnico operativo da rede. Para as substituições, as equipes são devidamente treinadas e capacitadas, o ferramental utilizado é adequado para a atividade e também apresentam respectivas licenças ambientais dos órgãos competentes.

Segurança – Consciente da importância em manter um trabalho permanente de orientação para a população, as distribuidoras do Grupo CPFL trabalham fortemente a campanha de segurança “Guardião da Vida”. Além de dicas e conselhos para a população em geral e trabalhadores dos centros urbanos, a campanha traz informações sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar um trabalho de poda. Confira algumas dicas de segurança:

·                     Jamais faça podas quando a árvore está muita próxima da rede elétrica ou os galhos tocando nos fios.

·                     Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da RGE através dos canais de atendimento da empresa.

Basta acessar www.rge-rs.com.br, baixar o app CPFL Energia (disponível para Android e iOS) ou entrar em contato pelo WhatsApp 51 999550002 ou pelo call center 0800 970 0900.

·                     Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorram faíscas na rede elétrica, a comunicação deve ser feita na Central de Atendimento da distribuidora

·                     Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realizar poda nessas condições.

·                     A responsabilidade pelas podas de árvores é da Prefeitura Municipal. As empresas do Grupo CPFL realizam podas somente em casos de extrema necessidade, como em situações emergenciais de risco para a população e a rede elétrica.

·                     Na dúvida entre sempre em contato através de um dos nossos canais de atendimento e receba orientações para uma construção segura.

Sobre a RGE – Responsável por distribuir 65% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender mais de 3 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.

Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.

Sobre a CPFL Energia – A CPFL Energia, há 109 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e uma das maiores empresas de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Focada em uma forma mais sustentável de produzir energia, tem na CPFL Renováveis a maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas, com um portfólio baseado em fontes limpas como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Em geração é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.303 MW.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

CRÉDITO: AI RGE

Olá Jornal