O Procon Municipal de Venâncio Aires conta com uma novidade que deve trazer melhorias para os consumidores que forem até o local explanar sua demanda. Através de sistema próprio denominado Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), o Procon está implementando o processo eletrônico.
Com a novidade os procedimentos não serão mais realizados por papel, fazendo com que o sistema de armazenamento e processamento de dados seja informatizado. Com a mudança que consistirá na digitalização dos procedimento, será economizado material de expediente, tais como: folhas, envelopes, selos e tinta de impressora.
Inicialmente, a adesão do procedimento está ocorrendo com grandes empresas. Todos os arquivos dos consumidores serão virtuais. Conforme o coordenador municipal do Procon, Eneias Ivan Ness Peiter, a utilização da informatização do serviço deve trazer apenas benefícios. “Trata-se de um grande avanço no serviço público. Pelo corte de despesas principalmente, mas também em virtude da maioria dos procedimentos serem feitos contra empresas de grande porte, o que vai dar agilidade a utilização do melhoria que será voltada inicialmente a empresas desse porte”, ressalta.
Para abertura de processo contra empresas de pequeno e médio porte, os procedimento continuarão sendo feitos da mesma forma, mediante processo físico. Quando o termo de adesão volta ao Procon devidamente assinado, a empresa recebe um login e uma senha para fazer o acompanhamento do processo eletrônico.
O Procon funciona das 9h às 15h, sem fechar ao meio dia e tem distribuição das fichas no máximo até as 14h30min.