O Cartório Eleitoral da 93ª Zona iniciou no último 13 de setembro a preparação das urnas eletrônicas para os municípios de abrangência. As equipes locais da Justiça Eleitoral iniciam a inclusão das mídias com as candidaturas, nos equipamentos que serão utilizados no pleito do próximo dia 02 de outubro.
No total para Boqueirão do Leão, Mato Leitão e Venâncio Aires, municípios que compõem a 93ª Zona Eleitoral, são 213 urnas eletrônicas. Outros 27 são equipamentos reservas, utilizados em caso de substituição por falhas durante o domingo eleitoral.
No último 13 foram iniciadas a geração de mídias (pendrives e cartões) para inclusão nos equipamentos de votação. Já a partir do dia 16, começa a carga das urnas, quando as informações geradas nas mídias são incluídas nas urnas. E a partir do dia 28 inicia o período de conferência das informações, para inspeção.
Conforme o chefe do cartório eleitoral, Eduardo Mosman, estas etapas ocorrem a partir de cronograma definido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). “Estas etapas são pré-eleições, depois é feita a logística para entrega das urnas em todas as localidades onde terá seções. Este processo ocorre a partir do dia 1º de outubro, para alguns pontos das cidades,” explica.
TRANSMISSÃO
Após o período de votação, as mídias são direcionadas para o Cartório Eleitoral com sede em Venâncio Aires. Esse processo ocorre para transmissão das informações ao Tribunal Superior Eleitoral. Nas últimas eleições, parte das seções na região serrana de Venâncio Aires tinham esse processo feito direto por Boqueirão do Leão. Porém, neste ano, essa transmissão será feita na sede do cartório, para as seções de Venâncio Aires e Mato Leitão.
FOTO: Divulgação/TSE