“Prefeitura Mirim” promove cidadania e mobiliza escolas em Venâncio Aires

Guilherme Siebeneichler
outubro17/ 2017

Possibilitar que os estudantes conheçam o dia-a-dia da gestão pública e ainda promover cidadania e participação popular motiva o projeto “Prefeitura Mirim”, lançado nesta tarde, 17, na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito Giovane Wickert. Com presença de lideranças das instituições educacionais do Município, o programa irá realizar uma série de atividades nas escolas e na Prefeitura de amanhã, 18 até o dia 24 de novembro.

Coordenado pela equipe de Comunicação Social em parceria com a Chefia de Gabinete e Secretaria Municipal de Educação, o programa vai realizar uma semana de atividades (de 20 a 24 de novembro) com os gestores mirins que serão escolhidos pelo voto popular.  As escolas que optarem por participar terão até o dia 27 deste mês para realizarem a inscrição e indicarem o aluno do 6º ao 9º que representará o educandário. Inscritos, os estudantes participarão de uma seleção via Internet onde o voto popular irá eleger o Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários Mirins.

A votação ocorrerá entre os dias 31 de outubro e 14 de novembro somente no site www.pmva.com.br. As escolas poderão fazer campanha na Internet para seu representante. Os alunos eleitos participarão das atividades que iniciam na segunda-feira, 20, com a posse dos eleitos e com reunião, segue durante a semana com atividades específicas em cada departamento que eles irão representar e terminam a semana Mirim na sexta-feira, 24, com atendimento à população no Gabinete de Portas Abertas.

No ato de lançamento o Prefeito destacou a importância de programa que visa estimular o debate sobre o que é público, sobre a política, a Administração Pública e ainda sobre a participação popular e a cidadania. “Vivemos em uma época de descrédito onde as pessoas não acreditam em quase nada. Por isso precisamos restaurar o espírito de participação da nossa comunidade e possibilitar ferramentas que despertem o interesse e possibilite o conhecimento de como as coisas funcionam. A Prefeitura Mirim é um programa que queremos que seja de Governo e que se perpetue assim como o Vereador Mirim, que ocorre no Legislativo, e que possa enriquecer os nossos estudantes e estimular o espírito de comunidade, de participação e que prepare as futuras gerações que vão tomar os espaços, governar a Prefeitura e liderar os demais setores da nossa comunidade”.

A expectativa é de uma grande adesão das escolas das redes estadual, municipal e particular. Os interessados em participar podem entrar em contato com a equipe de Comunicação Social através do telefone 3983 1000 ramal 243 ou ainda pelo e-mail [email protected].br e pela Fanpage da Prefeitura no Facebook.

CRÉDITO: AI PMVA

FOTO: Rosana Wessling

Guilherme Siebeneichler