Prefeitura e Nucva firmam parceria para manutenção do Museu de Venâncio Aires

Olá Jornal
julho29/ 2022

A direção do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva) esteve em reunião nesta quinta-feira, 28, com o prefeito Jarbas da Rosa e a vice Izaura Landim para debater o futuro do Museu da cidade. Prestes a completar 28 anos em outubro, a diretoria da entidade busca formas de viabilizar a manutenção do projeto que guarda grande parte da história da Capital do Chimarrão através de objetos e documentos.

Com Lei Federal de Incentivo à Cultura prestes a vencer no final do ano, o grupo se preocupa com a manutenção dos trabalhos, especialmente o pagamento de servidores e compromissos mensais. “Nossa preocupação é que não estamos conseguindo renovar a Lei Rouanet e, em pouco tempo, o Museu ficará sem financiamento. Todo o trabalho, que tem a colaboração de vários braços da comunidade, está ameaçado”, destacou um dos líderes do grupo, Fávio Seibt.

A diretoria do Nucva propôs à Administração Municipal o repasse do patrimônio e do acervo existente ao Poder Público, municipalizando assim sua manutenção. O prefeito Jarbas da Rosa, por sua vez, destacou a responsabilidade do Município com esse patrimônio histórico e cultural construído ao longo de décadas com o trabalho de toda a comunidade. “Não vamos nos furtar nesse momento. No entanto, não vejo a municipalização como a melhor saída. O trabalho do Nucva como entidade parceira deve ser fortalecido e propomos um convênio com a cooperação mensal do Município para a manutenção”, destacou o prefeito.

O objetivo é promover uma parceria anual com o Nucva para manutenção do Museu e, em contrapartida, utilizar as duas salas térreas para abrigar o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e a Secretaria de Cultura e Esportes, além de parcerias para eventos culturais e exposições. Os trâmites para a parceria com a Prefeitura serão encaminhados nos próximos dias, bem como uma forma de inserir nominalmente Museu Municipal de Venâncio Aires, sem descaracterizar sua identidade jurídica de um “museu de toda a comunidade; um museu de muitos donos”.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal