Prefeitura de Venâncio e Languiru assinam acordo para ressarcimento de prédio às margens da RSC-287

Olá Jornal
agosto23/ 2023

Após o fechamento da unidade Agrocenter Languiru e o encerramento de várias atividades na região, a Administração Municipal de Venâncio Aires buscou acordo para ressarcimento do auxílio financeiro repassado pelo Município à cooperativa, no ano de 2018, para aquisição de área de 9,2 mil m2 às margens da RSC 287. Com o processo de interrupção do auxílio, as partes resolveram pelo distrato amigável e a Languiru vai devolver o valor do imóvel com a correção financeira do período. A assinatura do acordo aconteceu, nesta semana, entre o prefeito Jarbas da Rosa e o presidente da cooperativa, Paulo Roberto Birck.

Com o argumento de ampliação da captação de grãos no município, o repasse de recursos públicos aconteceu na administração anterior, no valor de R$350 mil, com o objetivo de aquisição da área onde, posteriormente, foi construída a loja Agrocenter. Pelo distrato assinado, a Languiru irá devolver ao Município o valor do incentivo concedido, corrigido pelo IGPM do período mais juros de 1%, conforme previsto no próprio contrato. Com isso, o valor que retorna aos cofres públicos é de R$ 858.054,85.

O prefeito Jarbas da Rosa destaca que o acordo foi amigável, já que a Administração Municipal buscava um ressarcimento pelo auxílio empresarial aplicado e não executado e a cooperativa almejava a liberação do imóvel para futura venda. “Tão logo esse recurso entre para o Município, já confirmamos sua destinação ao Desenvolvimento Rural, para aplicação direta na diversificação agrícola, e a Prefeitura se comprometeu com a liberação do gravame na matrícula do imóvel”, revelou o prefeito. A cooperativa confirma que já existem interessados na aquisição do prédio da Languiru para instalação de uma nova empresa em Venâncio Aires.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal