Prefeitura de Venâncio anuncia “força-tarefa” em busca de soluções para a água em Venâncio Aires

Olá Jornal
janeiro23/ 2023

Após uma série de ocorrências relacionadas a interrupção no abastecimento de água, coloração e mau cheiro, o prefeito Jarbas da Rosa convocou nesta segunda-feira, 23, força-tarefa entre os secretários municipais e cobrou ações emergenciais para amenizar os prejuízos à população. Além de reforçar políticas de abastecimento ao interior, novas medidas de punição à Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan) e um chamamento público para Manifestação de Interesse Privado (PMI) deve ser lançado visando alternativas ao serviço prestado até então pela estatal no município.

Nas primeiras horas da manhã, acompanhado de técnicos da Procuradoria Jurídica, Planejamento e Vigilância Sanitária, o prefeito tratou sobre as inúmeras queixas de coloração e mau cheiro na água que abastece as torneiras de diferentes bairros venâncio-airenses. “Estamos notificando e multando a Corsan, mas o resultado dessas ações não tem sido o esperado. Por isso, marquei para essa semana um encontro com a direção-regional da companhia para avaliar o que podemos fazer a curto prazo”, revelou o gestor.

Para integrar a força-tarefa, a Administração Municipal está acionando o Ministério Público, que deverá ser informado de todas as ações. Já com relação a coloração amarelada da água, o coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, Gabriel Alves, destaca que a justificativa dada pela Corsan é de uma reação química em razão do excesso de cloro para tratamento da água em períodos de estiagem. “Nós estamos fazendo análises constantes da água para ver se ela é segura para consumo. A pedido do prefeito, vamos fazer análises complementares e, a partir de agora, fiscalizar diuturnamente a captação e tratamento”, completou.

Quanto aos problemas de abastecimento, a falta de água é mais crítica no interior. Para tanto, Jarbas da Rosa exigiu a destinação urgente do quarto caminhão-pipa para abastecimento e a distribuição emergencial das caixas d’água ainda em reserva para as famílias comprovadamente carentes. A equipe de distribuição de água da Patrulha Agrícola já trabalha em três turnos no atendimento as famílias atingidas pela seca.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal