Prefeitura de Venâncio Aires contesta defesa do IBGE sobre população

Olá Jornal
setembro05/ 2023

A Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Venâncio Aires contestou a defesa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), após o órgão negar acesso à informação. A Administração Municipal solicita a lista dos endereços desocupados e os dados homologados na campanha promovida pelo município. A réplica foi encaminhada ao judiciário na última sexta-feira (1º).

De acordo com a procuradora-geral do município, Gisele Spies Chitolina, em resposta à solicitação, o órgão alegou o sigilo dos dados. O contraponto da Procuradoria Jurídica é que as informações não são sigilosas por terem sido repassadas pela própria administração municipal e por não terem caráter pessoal.

“Queremos apenas os endereços dos imóveis que eles dizem estar desocupados e os dados que eles homologaram da nossa campanha. Por isso, acreditamos não ser algo sigiloso, porque os locais não têm caráter pessoal e as informações homologadas são informações que a Prefeitura passou. Então não é algo de sigilo.”

A contestação foi encaminhada ao judiciário. Agora é aguardada a decisão do juiz. O Censo divulgado em junho apresentava uma população de 68.653 habitantes em Venâncio Aires. Na atualização desta segunda-feira (4), o IBGE divulgou o total de 68.763.

CRÉDITO: AI PMVA

FOTO: Divulgação/AI PMVA

Olá Jornal