Prefeitura de Venâncio agenda três dias de aplicação de fumacê contra insetos e baratas

Olá Jornal
fevereiro24/ 2023

A partir da próxima segunda-feira, 27, a Secretaria Municipal da Saúde inicia uma operação de aplicação de inseticida termonebulizante (fumacê) nas galerias pluviais da cidade, destinada ao controle de baratas, aranhas, escorpiões e mosquitos. O serviço, liderado pela Vigilância Sanitária, será terceirizado por empresa contratada nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março, em mais de mil de bocas de lobo entre as ruas Emílio Selbach e Emílio Michel, sentido leste-oeste e entre as ruas Sete de Setembro e Emiliano de Macedo, sentido norte-sul.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Gabriel Alves, a ação foi aprovada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento ao Aedes aegypti e possui amparo na legislação estadual. “O objetivo é iniciar às 20h da segunda-feira, nas ruas Tiradentes, Osvaldo Aranha e Júlio de Castilhos, considerando a maior circulação de pedestres e veículos nestas ruas. E nos demais locais, a partir das 19 horas dos dias subsequentes”, explica.

Conforme orientação técnica da empresa prestadora do serviço, o produto a ser aplicado possui efeito imediato e não deixa resíduos. Os animais-alvo, após contato com o inseticida, poderão se movimentar procurando abrigo e depois morrerão. “Para evitar que insetos ingressem dentro das residências, orientamos que nos horários das aplicações, portas e janelas sejam fechadas e ralos, pias e frestas sejam tampadas. Em caso da fumaça do inseticida entrar pelo encanamento de esgoto dos imóveis, indica-se evitar o contato direto com a fumaça, mas o inseticida não é prejudicial a humanos ou animais domésticos”, esclarece.

Em caso de chuva nos dias agendados, o serviço será transferido para os dias seguintes. Quanto às demais áreas da cidade não compreendidas na contratação inicial, o secretário de Saúde, Tiago Quintana, explica que estão passíveis de aplicação de baraticida em gel e demais produtos para controle de mosquitos mediante mão de obra da Prefeitura, em continuidade ao trabalho que já é realizado. Além disso, ele reitera a necessidade de manutenção da limpeza de terrenos e imóveis, recolhimento de resíduos e descarte de lixo em invólucros fechados e em lixeiras como medidas principais e mais efetivas no combate a infestações de pragas, sendo necessária a constante colaboração da população.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal