Prefeitura cria programa que presta assistência aos pets

Olá Jornal
maio11/ 2018

A Administração Municipal está formulando um projeto piloto nomeado como “Projeto Assistencial de Pets Vulneráveis”, para acontecer semestralmente, incialmente nos bairros Brands, Coronel Brito, Battisti e Macedo. Projeto proposto pela Secretaria da Saúde e aceito em reunião ocorrida à alguns meses entre a Administração, Vereadores, Secretarias, ONG Amigo Bicho e demais representantes e defensores da causa animal.

O objetivo é prestar assistência com tratamento antiparasitário para cães e gatos destes bairros, prevenindo e controlando vermes, pulgas, carrapatos, piolhos, bernes,  bicheira e ácaros de sarnas. Serão oferecidas gratuitamente quatro aplicações por animal, que serão realizadas uma vez por semana. Todos os materiais e medicamentos já foram adquiridos.

Os bairros  receberão a equipe da Vigilância Sanitária, do Meio Ambiente e voluntários em suas Associações ou Comunidades. O início do projeto acontece no dia 6 de junho na parte da manhã no bairro Macedo, no mesmo dia, mas na parte da tarde acontece no bairro Brands. Já no dia 7 de junho na parte da manhã será a vez do bairro Battisti, e no período da tarde na Coronel Brito.

Os moradores que por ventura não puderem comparecer no dia e turno determinado para o seu bairro, poderá procurar o Médico Veterinário Everton Notti e coordenador da Vigilância Sanitária no dia e turno do outro bairro e será atendido normalmente.

Segundo o Coordenador da VISA, a proposta é que sejam realizadas as quatro aplicações,  uma por semana, para que se consiga controlar todas as pragas. Notti atenta para que no ato da vacinação tenha uma pessoa de maior juntamente do animal para assinar o termo que autoriza a medicação.

O Coordenador também destaca que voluntários estudantes dos cursos de medicina veterinária, enfermagem, ou qualquer pessoa que queira ajudar, pode entrar em contato com a vigilância pelo fone 3983-1054 ou no prédio da Secretária da Saúde no terceiro andar.

Inicialmente as ações acontecerão nestes bairros, onde após levantamos realizados por agentes de saúde e equipe da vigilância sanitária, representantes da Amigo Bicho e do Conselho Municipal de Proteção Animal, foi constatado alta incidência destes parasitas entre os animais.

RECURSOS 

A Administração Municipal de Venâncio Aires encaminhou projeto de lei para a Câmara de Vereadores solicitando a abertura de crédito especial de R$ 32 mil. O valor, segundo a proposta será investido em programa de esterilização cirúrgica de gatos e cães fêmeas. Além, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, quer realizar a microchipagem destes animais, para maior controle. A ação envolverá ONGs e cadastros realizados junto a pasta municipal.

Confira a tabela com os seguintes dias e turnos:

Bairro Dia (JUNHO) Turno
Macedo 06

Manhã

Brands 06 Tarde
Battisti 07 Manhã
Coronel Brito 07 Tarde
Macedo 13 Manhã
Brands 13 Tarde
Battisti 14 Manhã
Coronel Brito 14 Tarde
Macedo 20 Manhã
Brands 20 Tarde
Battisti 21 Manhã
Coronel Brito 21 Tarde
Macedo 27 Manhã
Brands 27 Tarde
Battisti 28 Manhã
Coronel Brito 28 Tarde
Olá Jornal