Prefeitura anuncia medidas de segurança para as escolas de Venâncio Aires

Olá Jornal
abril14/ 2023

A Prefeitura de Venâncio Aires anunciou, na tarde desta sexta-feira, 14, um pacote de medidas para o reforço na segurança das escolas do município. As providências são estabelecidas em três eixos: “Atuação”, “Equipamentos” e “Comunicação Não Violenta”. As ações buscam abranger desde barreiras físicas a mecanismos preventivos de mediação de conflito.

O primeiro eixo consiste na contratação de monitores de educação básica na entrada dos alunos aos educandários. O segundo foco será a instalação de portão eletrônico com interfone e de câmeras de videomonitoramento em todas as escolas da rede municipal. Também será implantado o botão de pânico nas unidades com monitoramento. Na terceira medida, chamada de “Comunicação Não Violenta”, será trabalhada a reativação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) e a inclusão de todos os colégios na patrulha escolar, com reforço na segurança.

Também a Secretaria de Educação prevê a promoção de atividades de reflexão. Com isso, uma live será realizada no dia 20 de abril, às 19h30min, com o delegado de polícia Felipe Staub Cano. O encontro on-line, no canal do YouTube da pasta, abordará medidas de prevenção. No dia 28 de abril, os familiares dos alunos serão convidados para uma mateada no Pavilhão São Sebastião Mártir. O evento terá a participação de profissionais da psicologia e da segurança pública.

Conforme o prefeito Jarbas da Rosa, todas as medidas foram embasadas com diálogo entre as direções das escolas e as autoridades da segurança pública. “São decisões necessárias para garantir a segurança e a tranquilidade de alunos, pais, professores e funcionários. É importante mantermos uma união para evitarmos a disseminação de informações falsas, que causam pânico à população.” Além disso, de acordo com o secretário de Educação, Emerson Elói Henrique, algumas ações já vinham sendo implantadas no município, mas foram unificadas e ampliadas às demais escolas.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal