Prefeitura abre período para pagamento de IPTU e outras dívidas em atraso

Guilherme Siebeneichler
outubro26/ 2016

Com fim do prazo para pagamento parcelado do IPTU 2016 encerrado no dia 10 de outubro, quem deixou parcelas atrasadas ou não conseguiu quitar o imposto de anos anteriores agora tem uma ótima oportunidade para deixar as contas em dia e ainda ganhar desconto extra em 2017. A Prefeitura fixou a data limite de 14 de novembro para quitação de débitos vencidos para que o contribuinte seja considerado “Bom Pagador”. Quem regularizar seu IPTU no período terá desconto adicional no próximo carnê.

O chamado “desconto do bom pagador” é uma prática que se repete pelo quarto ano em Venâncio Aires e garante abatimentos extras no valor do IPTU nesse fim de ano. Enquanto aguarda aprovação de prazos e percentuais na Câmara de Vereadores, a Secretaria da Fazenda já admite atender, inclusive aos sábados, o contribuinte que deseja verificar suas situações de débitos e aproveitar os benefícios do programa.

O desconto de “Bom Pagador” no próximo carnê será fornecido tanto para pagamentos do imposto em cota única como de forma parcelada. A Administração Municipal propõe em projeto de lei desconto de 10% para contribuinte que pagar o imposto de 2017 em parcela única e mais 5% para Bom Pagador. Quem optar pelo parcelamento poderá fazê-lo em até oito vezes pelo valor lançado.

O programa também oportuniza o pagamento de quaisquer débitos em atraso inscritos em dívida ativa, concedendo desconto 50 % nos juros e multas.

Para garantir o desconto, basta o contribuinte comparecer até a Prefeitura, no setor de atendimento da Secretaria da Fazenda, para fazer o cálculo de desconto e a impressão do documento para pagamento. “Ainda assim, será muito rápido e nada burocrático”, garante a secretária da Fazenda, Fabiana Keller.

CRÉDITO: DIVULGAÇÃO/AIPMVA

Guilherme Siebeneichler