Praça matriz precisa receber obras até dezembro para não perder recursos

Olá Jornal
novembro08/ 2018

A Prefeitura de Venâncio Aires trabalha contra o tempo para garantir que os recursos federais voltados para revitalização da praça Coronel Thomaz Pereira, sejam aplicados neste ano. Caso contrário, há risco dos valores voltarem ao Governo Federal. Uma licitação está em andamento e deve ter as propostas de interessadas abertas nesta semana. A expectativa do Município é de iniciar os investimentos ainda no mês de dezembro.

Conforme a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jalila Böhm Heinemann (PSB), uma primeira licitação, ainda em julho, não teve empresas interessadas. “Fizemos adequações nos projetos para torna-lo mais atraente aos investidores. Agora aguardamos o encerramento deste processo de seleção. Queremos garantir que este processo esteja encerrado nos próximos dias, para as obras iniciarem ainda em dezembro.”

No total, a expectativa do Município é de investir R$ 304,8 mil, sendo que R$ 6,6 mil são de contrapartida da Prefeitura. O projeto de revitalização conta com novos passeios públicos, acessibilidade, plano de iluminação diferenciado, reforma do chafariz, novos sanitários e a construção de um palco junto ao calçadão.
Esta é a terceira tentativa no ano que o Governo Municipal tenta iniciar as obras de reformas da praça matriz. Uma primeira licitação foi aberta no mês de abril. A segunda foi no mês de junho. E o atual processo foi aberto no dia 11 de outubro. Nas duas primeiras oportunidades não houve empresas interessadas em realizar o investimento.

“Sabemos das necessidades de aprimoramento da nossa praça, também para adequar ela aos itens de acessibilidade e garantir mais segurança, especialmente no período da noite. Estamos com expectativa de ter empresas interessadas em participar desta obra, o que garantirá o incio das melhorias ainda em dezembro,” explica Jalila.

Os recursos federais foram garantidos por meio de emendar parlamentar de Maria do Rosário (PT), destinada pelo Ministério do Turismo. O valor foi destinado ainda em 2014, para revitalização das duas praças centrais e conclusão da instalação de placas turísticas. Neste ano, após risco do recurso retornar ao Tesouro Nacional, o prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB) esteve no ministério demostrando as tentativas realizadas desde o ano passado para colocar em prática os investimentos.

Olá Jornal