Porto multimodal em General Câmara deve facilitar exportação de tabaco

Olá Jornal
fevereiro24/ 2023

A instalação de um porto multimodal em General Câmara deve facilitar a exportação de tabaco bem como de grãos e demais produtos da região. Isso porque o transporte das cargas que atualmente ocorre por rodovia, o que encarece a logística, terá a possibilidade de ocorrer via fluvial.

O tabaco é o segundo produto com maior movimentação no porto de Rio Grande. Em 2022, o Brasil exportou 412 mil toneladas de tabaco em folha sendo que 90% desse volume passa pelo porto gaúcho.

A estrutura contará com parque hidroviário aliado a malha rodoviária e ferroviária, criando assim um porto multimodal. O projeto privado tem investimento de R$ 515 milhões e terá apoio do Estado em questões que envolvam o licenciamento ambiental. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo (PP), a iniciativa é importante para tornar o estado mais competitivo. “É um projeto importante pois o estado tem a visão de fomentar o desenvolvimento da infraestrutura para que sejamos mais competitivos e a região possui um bom volume de grãos e tabaco que podem ser transportados”, avalia.

Projeto estrutural do porto multimodal de General Câmara

Embora não conte com recursos públicos, a secretaria dará suporte ao projeto. “O papel da secretaria é de coordenação. É envolver todo tipo de investimento e ações com outras secretarias para dar mais celeridade, atenção e acolhimento as demandas dos investidores”. Segundo Polo, esta é uma nova forma de trabalho da pasta fazendo a convergência de demandas com demais setores.

IMPORTÂNCIA
O município conta com o apoio técnico da Associação Hidrovias RS, que é formada por representantes da Farsul, Fiergs, Fecomércio, ABTP e Federarroz e empresas do ramo naval e que auxiliou no projeto. O investimento é do terminal Fluvial Vale do Jacuí. A Prefeitura entrará apenas com o asfaltamento que liga a RSC-401 até a RSC-244.

Conforme o assessor jurídico da Prefeitura, Gustavo dos Anjos Baptista, esse é o primeiro projeto desta natureza no Rio Grande do Sul. “Já temos empresas interessadas em escoar a produção e implementar o porto aqui, inclusive já temos o estaleiro funcionando. O Projeto do Parque Hidroviário contempla não só o porto, mas indústrias, também o turismo e até mesmo esportes que possam ser realizados ali. A ideia é avançar e atrair empresas que estejam interessadas em se instalar em General Câmara”, afirmou.

A estrutura será instalada em uma área de 132 hectares. O local está entre os melhores do estado para este tipo de investimento uma vez que tem condições ambientais e sociais favoráveis por não possuir povos originários ou espécies de fauna e flora em preservação.

FOTO: Divulgação/AI SindiTabaco

Olá Jornal