Poder público amplia serviço de recolhimento de lixo conteinerizada

Olá Jornal
dezembro12/ 2017

Poucos imaginam, ou sabem, mas até há pouco tempo somente às ruas do Centro eram contempladas com a coleta conteinerizada. Mas desde setembro, a Secretaria do Meio Ambiente (Semma) vem ampliando e recolocando os contêineres para que mais bairros, e um maior número de munícipes tenham acesso a esse tipo de coleta.

Através de um estudo feito em parceria com a empresa Conesul e Semma, os bairros selecionados, são os que mais produzem lixo. Com a utilização dos contêineres, há uma redução no valor da tonelada do orgânico e o remanejo agora disponibiliza aos moradores da Cidade Nova, do Gressler, da Aviação e da Xangrilá uma nova rotina do recolhimento de lixo.

No início, eram 250 contêineres, alguns da área central eram de 3,6m³, mas esses foram substituídos, de acordo com o contrato, por novos contêineres de 2,4m³, por isso, o município teve o acréscimo de 46 novos, com isso houve uma redução no custo de recolhimento, mas os novos não tiveram nenhum custo acrescido.

Após essa recolocação, alguns ficaram muito perto de esquinas, garagens e com isso a Secretaria, empresa e o Departamento de Trânsito fizeram uma análise e modificaram o que era necessário. Conforme o Secretário da pasta Clóvis Schwertner, essa vistoria foi feita em todas as ruas e bairros, e o realocamento foi feito conforme a necessidade. “A Secretária está à disposição do munícipe, se alguém ficou com alguma dúvida, ou quer dar uma sugestão de alteração, nós estamos aí”, afirma o Gestor.

Os contêineres são exclusivos para uso de lixo orgânico, pois a coleta seletiva continua nos bairros e interior da mesma forma como era realizada anteriormente.

Schwertner garante que a ideia dos contêineres foi bem aceita pela comunidade. “Todos querem o contêiner, é uma maneira limpa, fácil e prática, o único problema é na localização, mas se tiver um caso, e que a pessoas não esteja de acordo, ela pode entrar em contato com a secretaria”.

Segundo o Assessor da Pasta, Éder Schroeder, os contêineres só foram colocados próximos às esquinas, pois a ideia é beneficiar a rua em que ele está instalado e a subsequente, tornando assim, o acesso há um maior número de pessoas.

Confira os dias da coleta seletiva em seu bairro:

Segunda Terça Quarta
Macedo

Brígida

Vila Rica

Morsch

Cruzeiro

Lot. Benone

 

Centro

RS-422 até o Trevo da Sapé

Lot.Muller

Entrada Rentis

Dietrich

São Franscisco

União

Boa Esperança

Brands

Sol Nascente

Lot. Rainha

Coronel Brito

Battisti

Quinta Sexta Sábado
Lot. Golmann

Breunig

Vila DIDI

Lot.Posselt

Aviação

Centro

Lot.Ciência Industrial

Primavera

Acesso Leolpoldina

Lot. Eisermann

Cidade Verde

Lot. Prq do Chimarrão

Lot. Herval Mirim

Cidade Nova

Xangrilá

Gressler

Bom Jesus

Bela Vista

C.São Martin

Tirelli

Vila Tata

Lot.Zimer

Canto do Cedro

Lot Sarafim

Olá Jornal