Pelas mãos de Raquel arte no chimarrão que estampa capa do Olá Jornal desta quarta

Olá Jornal
maio11/ 2022

Há mais de 20 anos as mãos de Raquel Simon, 53 anos, levam mais beleza e arte ao chimarrão de cada dia. O símbolo de amizade ganha cor e afeto com os enfeites produzidos pela artesã que modela o biscuit com destresa e carinho dando formas sem limites.

Integrante da Associação de Artesãos de Venâncio Aires (Arteva) e da Casa do Artesão, foi responsável por embelezar o ‘Chima com Sabor de Venâncio’ na capa desta edição, trazendo nos enfeites, símbolos característicos da Capital do Chimarrão. A ideia mantém a tradição do Olá de trazer na capa de aniversário da cidade o trabalho artístico de algum profissional do município, valorizando os artistas locais e ainda engajando o leitor na data comemorativa com informação e beleza.

Raquel conta que a produção foi desafiadora uma vez que precisou desenvolver peças inéditas, como o Hospital São Sebastião Mártir, a igreja Matriz e o pastel do Bastião. “Foi um desafio, minhas filhas me ajudaram me dando ideias para este trabalho”. Ela contou com a ajuda da sua colega Rosângela da Rosa Aquino, autora do Venancito, que também foi quem lhe ensinou a técnica no passado.

O artesanato é sua grande paixão que desde a escola já gostava de artes. “É uma terapia, eu amo, me sinto muito bem”, afirma. A artesã que não vive sem chimarrão, gosta da cidade em que mora principalmente das amizades e da tranquilidade.

NA FENACHIM
Raquel é uma das integrantes da área do artesanato na 16 Fenachim, localizado anexo ao Pavilhão de Exposições. O espaço conta com mais de 40 artesãos que fazem parte do Programa Municipal do Artesanato e teve grande movimentação nos primeiros dias de festa.

No local, além dos artesãos, estão presentes a Casa do Artesão e a Arteva, com produtos de diversos segmentos como crochê; patchwork; madeiras; cuias; esculturas de gesso; produtos referentes a Fenachim, como por exemplo, enfeites de chimarrão do mascote “Venancito”, e a Maxxi Cópias, que também possui produtos alusivos à festa. Além disso, também participam dois artesãos do município de Mato Leitão.

Olá Jornal