Painel apresenta inovação que conecta sustentabilidade e desenvolvimento social durante programações da 16ª Fenachim

Olá Jornal
maio06/ 2022

Colorir tecidos de forma única por meio de matérias-primas extraídas do campo e produzir uma linha de roupas tingidas de forma 100% natural. Isso é o que norteia o projeto desenvolvido pela estilista Kátia Mees, que apresentou o seu case de sucesso durante o painel “Mulher no agro: case de diversificação, empreendedorismo e sucessão”, que ocorreu nesta sexta-feira, 06, durante as programação da 16ª Fenachim.

A iniciativa, que era desenvolvida de forma individual pela estilista, se tornou coletiva por conta da vontade de fazer a diferença. “Quando estabilizei o trabalho que estava desenvolvendo, eu senti que eu precisava fazer algo que me motivasse e tocasse a minha alma”, conta.

Foi a partir disso, que além de produzir peças únicas através de técnicas como ecoprint, o projeto oportunizou que famílias rurais, principalmente mulheres, diversificarem sua renda por meio do tingimento de tecidos através de folhas e produtos disponíveis na em suas propriedades rurais.

Ao longo do painel, Kátia apresentou com emoção a essência da marca KMEES, que conecta sustentabilidade e desenvolvimento social e frisou o interesse de ampliar sua rede com famílias da região.

Com a sua marca em constante crescimento, o projeto deve expandir as técnicas desenvolvidas. Acrescentado em sua linha de produtos tintas naturais e implementando o crochê em suas peças.

Como funciona a técnica?
O material vegetal é empacotado dentro do tecido e cozido no vapor ou fervido para liberar a tinta encontrada naturalmente dentro da planta, criando uma impressão de contato no formato da folha ou flor usada. Essas impressões de contato são chamadas de “impressões ecológicas”.

PROJETO

O projeto desenvolvido pela estilista Katia Mees, é um dos projetos que possuem o apoio da ONG Foco Empreendedor.

Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo, a ONG desenvolve projetos vinculados junto a empresas públicas e privadas, através de iniciativas criativas e inovadoras que promovem a transformação das pessoas e da sociedade, colaborando para um mundo mais justo de oportunidades e possibilidades.

REALIZAÇÃO

O painel “Mulher no agro: case de diversificação, empreendedorismo e sucessão” foi uma realização do Olá Jornal com o apoio de Alliance One, China Brasil Tabacos e ONG Foco Empreendedor.

Olá Jornal