Outubro será chuvoso e com temperaturas acima da média no estado

Olá Jornal
setembro29/ 2023

Outubro inicia com a previsão de ser um mês chuvoso, e com temperatura acima da média no Rio Grande do Sul. O estado seguirá em alerta por conta das cheias. A média de precipitação em outubro no RS é de 160mm; porém, para 2023 a previsão é de que os acumulados superem esse valor em todas as regiões.

Os eventos meteorológicos devem causar chuva volumosa como ocorreu em setembro – mês com médias históricas que resultaram em tragédias no Estado. Isso deve acontecer porque as condições atmosféricas estarão semelhantes, segundo projeção da Sala de Situação do Governo Estadual.

Os primeiros dias de outubro, entre 04 e 05, o avanço de uma frente fria, causa chuva com 60mm e 80mm. Segundo o Inmet, os resultados preliminares de setembro indicam que a chuva foi cerca de duas a três vezes mais intensa do que o esperado.

A temperatura, tanto mínima quanto máxima, também ficou acima da média. Não se descarta a possibilidade de eventos severos e a ocorrência de enchentes. Devido à primavera, espera-se a ocorrência de temporais com chuva volumosa, granizo e rajadas fortes de vento. A ocorrência do El Niño também deve intensificar os encontros de massas de ar quente e frio, que resultam nas tempestades. Essas manifestações climáticas podem resultar em estragos, mesmo que de maneira isolada.

EL NIÑO CADA VEZ MAIS FORTE

O El Niño segue se fortalecendo no Pacífico nesta segunda metade de setembro. O último boletim semanal da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), dos Estados Unidos, indicou que a anomalia de temperatura da superfície do mar era de 1,7ºC na denominada região Niño 3.4, no Pacífico Equatorial Central.

A atuação do fenômeno El Niño deve seguir impactando o padrão de precipitação no Brasil neste mês de outubro. Espera-se excesso de chuva na Região Sul enquanto no Norte a região amazônica terá o agravamento da seca.

Com informações METSUL e GZH

FOTO: Pixabay

Olá Jornal