Oportunidade de negócios e fomento do turismo são destaques da 4ª Festa das Orquídeas

Olá Jornal
novembro25/ 2023

Entre os dias, 08, 09 e 10 de dezembro Mato Leitão celebra a 4ª Festa das Orquídeas. O evento enaltece as potencialidades do município, que tem na orquídea a sua planta símbolo. A programação, além de atrair visitantes, impulsionando o turismo, é também uma vitrine para os negócios. A partir do evento, que conta com divulgação estadual, o poder público projeta atrair novos investimentos e fomentar parcerias para os empreendedores da cidade.

Em entrevista ao Olá Jornal, o prefeito Carlos Bohn (PSDB), destaca que a festa, além de ser um momento de celebração e entretenimento, tem grande importância para o município. Ela permite que os empresários locais mostrem suas potencialidades e produtos para um público diversificado, que inclui tanto os moradores da região quanto visitantes de outras cidades.

“Vamos começar agora a visitar os municípios também, intensificar essa parte dos convites também para a festa e assim vai se avançando cada vez mais no sentido de realmente chegar aos dias 08, 09, 10 de dezembro. Teremos uma grande estrutura montada em termos de infraestrutura, em termos de atrativos, em termos de orquídeas, são um espetáculos à parte,” ressalta o gestor.

Na visão do gestor, a Festa das Orquídeas colabora para o crescimento do turismo na região dos Vales. Mato Leitão está inserida em uma rota turística, com atrativos como o Cristo, o trem dos vales e suas belas vias e rodovias. A cidade está se esforçando para criar atrativos turísticos e se tornar conhecida nesse campo. A revitalização do pórtico de acesso, a organização das ruas e avenidas, bem como a iluminação das igrejas e a decoração natalina reforçam as ações de apoio ao turismo regional.

“Nós estamos inseridos, nós estamos na rota turística. É a questão da gente começar, eu sei que o turismo é uma questão gradativa, é passo a passo, não existe turismo pronto, se constrói isso, é uma construção. Mas a gente começar a criar atrativos turísticos no município também, se tornar conhecido é básico para isso,” afirma Bohn.

EXPOSIÇÃO
A 4ª edição da Festa das Orquídeas ocorre em conjunto com a 2ª Exposição Nacional de Orquídeas e a 14ª Exposição Estadual de Orquídeas. Os eventos são organizados pelo Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova). A expectativa é de atrair mais de 1,2 mil plantas.
“A exposição vai ser uma coisa maravilhosa, imperdível. E somado a isso todas as atrações que vem se trabalhando, que vai se trazer para essa festa e aí com uma boa divulgação, a expectativa é que realmente tenhamos um público muito grande,” ressalta o prefeito.

CULTIVO
A abertura das exposições ocorre no dia 08 a partir das 14h. Ao longo da programação também ocorrem oficinas sobre o cultivo de orquídeas. No sábado, 09, às 10h, a palestra trata sobre adubação e controle de pragas. A programação será ministrada pelo orquidófilo e vice-presidente do Nova, Airton Muller. A partir das 14h, ocorre oficina sobre o cultivo das orquídeas. O encontro será coordenado pela orquidófila, secretária do Nova e tesoureira da Federação Gaúcha de Orquidófilos (FGO), Márcia Muller.

PROGRAMAÇÃO
Além das atividades envolvendo a exposição de orquídeas, a programação conta com atrações culturais. No dia 08, ocorre a abertura do Natal das Orquídeas, show de Wilson Paim e banda, e da Orquestra de Brinquedos. No sábado, 09, ocorre a apresentação da banda Os Hermanos e baile da Melhor Idade. Às 18h tem Banda Barbarella, apresentação teatral “A Sbornia Kontr’atracka, às 22h e a banda Destaque Nacional, às 23h30min. No domingo, 10, às 13h haverá apresentação dos Grupos de Dança Alemã, às 14h30min Banda Munich e às 18h banda Rainha Musical.

Olá Jornal