Oktoberfest Santa Cruz encerra com parque lotado

Olá Jornal
outubro22/ 2023

A maior festa alemã do Rio Grande do Sul, que encerra neste domingo, 22, em Santa Cruz do Sul, deve superar os 400 mil visitantes. Realizada nos períodos de 5 a 9, 11 a 15 e 19 a 22 de outubro, no Parque da Oktoberfest, a 38ª Oktoberfest teve os últimos quatro dias de parque lotado, principalmente na sexta-feira e sábado, com os shows nacionais de Alexandre Pires (Baile do Nêgo Véio) e da dupla Maiara & Maraisa, respectivamente; e no domingo, com a realização do terceiro e último desfile temático, que reuniu cerca de 45 mil espectadores e 4,4 mil figurantes no centro da cidade. “Entregamos à comunidade e aos visitantes uma grande festa, com uma excelente infraestrutura, além de uma diversificada programação artística e cultural. Estamos muito felizes e agradecidos por tudo que vivemos nestes 14 dias de festa”, destacou o presidente da 38ª Oktoberfest, João Waldemar Goerck.

Os últimos dias da festa – cujos números oficiais de público e consumo devem ser divulgados no decorrer da próxima semana – também foram marcados por grandes bailes, bandinhas itinerantes, Encontro de Corais, apresentações de danças folclóricas, jogos germânicos e oficinas de gastronomia. Na Feirasul, os visitantes encontraram diversas opções de produtos e serviços, em 140 estandes instalados junto ao Novo Centro de Eventos e no pavilhão 3. Na Feira da Agricultura Familiar, as delícias produzidas no interior, como embutidos, queijos, bolachas e rapaduras, ganharam destaque e impulsionaram as vendas. “Nossa festa se consolida junto aos visitantes como um evento cultural, que destaca a música, a dança e a gastronomia. Para a economia e turismo, é sinônimo de geração de empregos e renda para milhares de pessoas”, enfatiza o presidente da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul, Ricardo Bartz.

Shows nacionais – As duas últimas atrações nacionais da 38ª Oktoberfest fecharam com chave de ouro a programação de shows. Alexandre Pires, com o Baile do Nêgo Véio, na sexta-feira, 20, iniciou pontualmente a apresentação e entregou ao público seus maiores sucessos, em três horas de espetáculo. Já as irmãs gêmeas Maiara & Maraisa esbanjaram simpatia e alegria, vestindo trajes típicos alemães, em mais de duas horas de performance, incluindo uma participação especial das soberanas da 38ª Oktoberfest, Rainha Camila Eduarda Schaefer e as princesas Marília Fischer e Daniela Schoeninger. Com produção da GDO e da Django, os shows nacionais ainda tiveram Ana Castela, dia 7 de outubro; Hugo & Guilherme, dia 11; e Henrique & Juliano, dia 14.

Olimpíada – Depois de três domingos de competição, chegou ao fim no último dia da 38ª Oktoberfest, mais uma edição da Olimpíada Rural, promovida pela Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc). As equipes classificadas para a grande final competiram nas modalidades de Bolão de Mesa, Bolão Bola Presa, Serrar Lenha, Corrida do Tamanco, Cabo de Guerra, Carrinho de Mão e Corrida da Colher. O grande campeão foi o Rio Pardinho, com Pinheiral em segundo e Aliança em terceiro. No Torneio de Schaffkopf, o vencedor foi o São José, de Paredão, e em segundo, o Barcelona, de São Martinho.

Olá Jornal