O Museu está em busca de um futuro melhor

Olá Jornal
outubro06/ 2018

Neste mês o Museu completará mais um ano de história e já almeja o futuro. Isso porque, uma equipe de Porto Alegre especializada em restauração de prédios antigos está desenvolvendo um projeto que prevê a reforma total do prédio e das instalações hidráulicas e elétricas.
Segundo o diretor Flávio Luiz Seibt, ainda não é possível calcular o valor da obra, pois o projeto está sendo planejado e ainda deverá ser analisado e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) . “O grupo realizou um levantamento de todas as demandas do prédio, e do que deve ser reformado ou trocado”, explica.
A equipe também está trabalhando na construção de um novo prédio que irá abrigar e proteger peças do acervo em um terreno próximo ao Museu. O espaço foi decretado recentemente como área de Utilidade Pública e de Interesse Social, que impede que a propriedade seja vendida.
Para Seibt, mesmo que ainda há confirmação do repasse da área para o Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva), esta etapa já foi uma vitória. “Este é um dos nossos principais objetivos, e isso mostrou que há possibilidades dele ser alcançado”, justifica.
Além disso, o projeto prevê a construção de uma concha acústica para apresentações culturais e um espaço para sala de palestras e confraternizações, para que seja possível agregar mais atrações ao local. Mas para que tudo isso se torne realidade, a população irá precisar ajudar o Museu novamente, destaca Seibt.

ENTENDA
O Executivo Municipal se comprometeu em dialogar e negociar com os proprietários de terreno aos fundos da Casa de Cultura, para que o espaço seja repassado ao Nucva em troca da entrega de outra área de terra da Prefeitura. Na atual infraestrutura do Edifício Storck, a gestão do Museu já encontra dificuldades em encontrar espaço para agregar todo acervo. Com o desenvolvimento dos projetos de organização e catalogação hoje até mesmo o 3º andar do prédio que recebia o público com exposições foi isolado para guardar o acervo. Com isso, o terreno ao lado poderá garantir a construção de uma reserva técnica para as mais de 30 mil peças do acervo.

ANIVERSÁRIO
No dia 26 de outubro o Museu de Venâncio Aires irá completar 24 anos de existência. Para comemorar esta data, no dia 24 de outubro haverá um jantar à partir das 20h no Restaurante Genz.
Os cartões podem adquiridos na Administração do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires, no Museu (Rua Barão do Triunfo, 1201, Centro). Mais informações entre em contato pelo fone (51) 3741-5713.

Olá Jornal