Núcleo de Cultura de Venâncio busca R$ 3,5 milhões para revitalização do Museu

Olá Jornal
junho14/ 2023

O Núcleo de Cultura de Venâncio Aires, presidido por Volnei Alves Corrêa, participou da sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 12. A entidade busca apoio dos parlamentares para garantir recursos aos projetos do Museu do município. O espaço instalado no edifício histórico Storck necessita de reformas para adequação dos espaços, inclusive com acessibilidade. O investimento necessário chega aos R$ 3,5 milhões.

Entre as prioridades apontadas por Corrêa está a implantação de elevador nos três andares da estrutura. “Essa necessidade inclusive tem esbarrado a captação de recursos federais, por conta da falta de acessibilidade. Estamos em busca de emendas parlamentares e elaborando projetos de incentivos culturais para garantir valores ao Museu,” destaca.

Este projeto tem indicativos de recursos sinalizados para emendas impositivas dos vereadores. Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), lembrou que a Sociedade de Leituras inaugurou neste ano um elevador, com valores oriundos de emenda parlamentar. “Podemos seguir o mesmo caminho para o Museu, para garantir o investimento e recursos maiores junto ao Governo Federal,” comentou durante a sessão.

O prédio do Museu de Venâncio Aires é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphan/RS). Com isso, não pode sofrer intervenções estéticas, preservando as suas características originais. Entre as reformas previstas a restauração das paredes externas do prédio do Museu, reforma do telhado, instalação do elevador, construção de poço para maquinário do elevador, projeto para revitalização de sala em espaço multiuso no primeiro andar, restauração da área interna do museu e restauração do anexo 02 da estrutura.

“Estamos correndo atrás do dinheiro. No momento estamos elaborando projetos de incentivo culturais, buscando indicação de emendas parlamentares e auxílio de pessoas físicas. Para colocar o projeto em prática vamos depender dos valores captados,” destaca Corrêa.

O prédio onde está instalado o Museu de Venâncio Aires foi construído em 1929. Em outubro de 2024 o espaço de resgate à memória dos venâncio-airense completa 30 anos.

Olá Jornal