Nova coleta de resíduos sólidos de Venâncio precisa contar com parceria da comunidade

Olá Jornal
maio04/ 2022

Desde o fim de abril Venâncio Aires conta com um novo sistema de coleta de resíduos sólidos. A proposta busca melhorar a separação do lixo, com implantação de contêineres para reciclagem. As mudanças foram detalhadas nesta segunda-feira, 02, durante participação na sessão da Câmara de Vereadores. Os parlamentares, em especial de oposição, têm questionado a eficiência do novo sistema.

A tribuna do Legislativo Municipal foi utilizada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Nilson Lehmen, o coordenador do recolhimento de resíduos em Venâncio Aires, Paulo Lopes, e do representante da empresa responsável, Terra Ciclo, Gustavo Vilella.

O gestor apresentou o modelo do sistema que busca gerar economia aos cofres públicos e melhorar a eficiência do recolhimento, com mais reciclagem do lixo doméstico. “Esta etapa está inserida em um amplo projeto iniciado em 2020 e que garantiu investimentos federais de R$ 4,1 milhões. A parte que gera impacto na comunidade de forma mais direta iniciou nos últimos dias, com alteração na coleta de resíduos. Por isso é importante a parceria da comunidade para destinação correta dos resíduos, a partir do cronograma estabelecido,” explica Lehmen.

O representante da nova empresa de coleta afirma que a população precisa colaborar com o sistema. “Não é questão de capacidade. É de cultura, é uma questão de meio ambiente. O Município está gerando economia, Venâncio está se enquadrando na lei federal sobre resíduos sólidos, com ampliação da reciclagem,” destaca Vilella.

O novo sistema mecanizado de coleta destinou contêineres de lixo orgânico e de recicláveis nas ruas de sentido leste/oeste. A proposta é contemplar as quadras de forma mais eficiente. A coleta de lixo no perímetro rural segue o cronograma antigo. Nas unidades de coleta implantadas nas ruas é possível acessar o roteiro dos caminhões.

Atualmente são mais de 830 contêineres disponibilizados no perímetro urbano. Quatro caminhões fazem a coleta. Dúvidas podem ser consultadas pelo site venancioaires.rs.gov.br ou no telefone da Semma, (51) 2183-0738.

Olá Jornal