Noite histórica no Clube para mostrar o Lado Negro de Venâncio

Olá Jornal
agosto17/ 2022

O sábado, 13, foi de primeira exibição do documentário O Lado Negro de Venâncio, na Sociedade de Leituras. Cerca de 300 pessoas acompanharam a sessão especial, que destacou o movimento negro do município, desde a fundação da cidade. Produzido pelo ator, escritor e produtor de conteúdos afros Sérgio Rosa, com assessoria de Jaqueline Santos.

“Essa noite ficará para a história de Venâncio Aires. Precisamos assumir os locais de destaque, em um movimento de luta contínuo. A história da cidade passa pelas mãos dos negros e o documentário busca isso, mostrar este lado da história,” destacou Rosa durante o lançamento do filme.

Após a primeira exibição, a produção será disponibilizada em formato de série no canal do Afro Cena. Segundo o diretor, a primeira parte será disponibilizada no dia 06 de setembro. Na sequência, nos dias 07, 08, 09 e 10, serão publicados os demais episódios.

A organização também discute um circuito de exibições do documentário nas escolas municipais.

DOCUMENTÁRIO
O enredo do longa aborda desde o histórico de fundação do município, a participação dos negros na construção da cidade, até os dias atuais. Ao longo do documentário, histórias de sucesso de empresários, trabalhadores, professores e estudantes ganharam destaque.

No currículo de Rosa estão os filmes 360 (2008), Idade da Pedra (2010), Um sorriso negro (2011), Presente de Natal (2021), Sou quilombo (2021) e 20×50 (2021).

Olá Jornal