Município quer ampliar controle social em casos positivos para reduzir transmissão da Covid-19

Olá Jornal
maio13/ 2020

Com mais de 80 casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19) em Venâncio Aires, a Secretaria Municipal de Saúde busca garantir um maior controle social de pessoas próximas aos casos positivos. A criação de bloqueios e mais monitoramento buscam freiar a elevação da transmissão no município. O isolamento é fundamental para isso e uma equipe móvel ajudará neste controle nas áreas e residências com pacientes confirmados. Os casos graves da doença são atendidos por setor específico no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).

A proposta de buscar um controle maior de isolamento é apontada como alternativa para bloquear o surgimento de novos casos em Venâncio. A medida é o caminho indicado pelo secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber (PSB), para buscar identificar familiares e pessoas próximas, buscando antecipar o controle de positivos.

“Estamos tentar evitar novos casos dentro das famílias e locais onde estão isolados casos já confirmados. Queremos bloquear e monitorar estes possíveis novos casos e para isso uma equipe exclusiva estará atuando nesta frente. É o caminho que iremos adotar, buscando isolar os casos já confirmados e acompanhar de perto pessoas próximas, para uma rápida identificação de novos casos,” explica.

ORIENTAÇÃO
Conforme o gestor, outro caminho adotado pelas equipes de Venâncio é de orientar pessoas próximas a manter o isolamento. “Queremos evitar um crescimento fora de controle de casos entre familiares. Por isso, o isolamento de pessoas positivas para o novo vírus é fundamental e queremos manter um acompanhamento próximo dos familiares. É fundamental monitorar para evitar o agravamento dos casos,” argumenta Schwengber.

A testagem também deverá ser ampliada para os casos de pessoas próximas aos pacientes já em isolamento. Novas unidades de testes rápidos devem chegar ao município nos próximos 15 dias. Os 1,5 mil kits foram adquiridos por meio de convênio no Cisvale.

ESTIMATIVAS
A estimativa do Governo Municipal é de ultrapassar os 100 casos confirmados do vírus em Venâncio Aires até o fim da semana. Entretanto, a segunda fase do estudo elaborado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), à pedido do Governo do Estado, aponta que a Capital do Chimarrão pode atingir até 300 casos positivos do vírus até junho. O levantamento inicial apontava que a cidade poderia contar com até 144 casos da doença. As projeções devem ser atualizadas na próxima semana com a divulgação de uma terceira fase das pesquisas encabeçadas pela UFPel.

Olá Jornal