Município encaminha ofício ao Governador para apresentar ações adotadas no combate a pandemia no Município

Olá Jornal
julho14/ 2020

Apesar da reconsideração do Governo do Estado na classificação das bandeiras, em que inicialmente Venâncio tinha ficado na classificação Vermelha e após análise de recurso voltar a cor laranja na 10ª rodada no modelo de distanciamento, o Prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, enviou nesta terça-feira, 14, um ofício ao Governador Eduardo Leite.

No documento o Chefe do Executivo reitera as ações desenvolvidas no Município no combate ao Coronavírus. De acordo com Wickert, o objetivo é sensibilizar o Gestor Estadual do quanto o Município tem trabalho e desenvolvido ações para controlar a disseminação do vírus. E, em caso de uma possível bandeira vermelha, possa ser dado um abrandamento nas medidas locais. “A nossa sugestão ao Governo do Estado é criar um ambiente de diálogo com os Municípios como forma de estímulo a boas práticas, abrindo um protocolo de exceção para quem estiver praticando como forma de combate a pandemia, em relação as bandeiras e uma flexibilização da economia para um novo normal de forma gradativa”, salienta o Prefeito.

O ofício apresenta ações como a criação do Comitê Municipal de Gerenciamento de Crise para combate a Pandemia que conta com integrantes da Saúde, do Executivo e representantes do setor produtivo; a instalação e funcionamento do Centro de Atendimento a Pacientes com Sintomas Respiratórios; a central 0800 de tele consultas; a plataforma virtual Doutor Protege; a utilização do Sistema Inteligente de Mapeamento do Covid-19; a ampliação em mais 80% de leitos de UTI; a obrigatoriedade e a distribuição gratuita de máscaras antes de se tornar uma exigência estadual; e a testagem em massa, cujo primeiro lote de 15 mil testes rápidos já foram adquiridos pelo Município.

Famurs apoia iniciativa

Ainda nesta manhã, em visita a Venâncio do Presidente da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e Prefeito de Taquari, Maneco Hassen, o Chefe do Executivo de Venâncio fez a entrega de uma cópia do ofício. Na ocasião, Hassen destacou que o Município recebe o apoio da entidade. “Pode contar com nosso apoio para intermediar esse diálogo, fazer essa interlocução, que é o papel da Famurs, encaminhar os pleitos e encontrar as melhores alternativas em meio a estas dificuldades que estamos enfrentado”, disse.

Durante o encontro, as lideranças ainda debateram as difíceis situações enfrentadas pelos Municípios neste ano, como a estiagem, a pandemia do Coronavírus e agora as enchentes. Além disso, a reforma tributária estadual também esteve em pauta.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Foto: Leandro Osório/AI PMVA

Olá Jornal