Município atualiza informações do Mapa do Turismo Brasileiro

Olá Jornal
agosto06/ 2019

Anualmente os municípios brasileiros repassam dados turísticos ao Governo Federal para manter atualizado o Mapa do Turismo Brasileiro. O sistema também identifica as políticas públicas de acordo com “as necessidades e talentos” de cada localidade. O cadastro começou em abril, e a previsão é de que o Ministério do Turismo publique, em agosto, a portaria com o total de municípios e regiões turísticas do Mapa. Existente desde 2013, a plataforma abrange 3.285 municípios, divididos em 328 regiões turísticas.

Venâncio Aires está inserido desde o ano passado, a partir do inventário turístico organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A cidade está classificada no grupo D, em ranking que aponta a capacidade do município de melhor receber turistas no país. A qualificação vai de A a E. O principal gargalo da Capital do Chimarrão é o número de leitos em hotéis. Segundo a coordenadora de turismo no Município, Angélica Diefenthäler, a atualização das informações são importantes para melhorar o acesso dos turistas ao município. “Como fizemos um amplo cadastro ao longo de 2017 e 2018, esta nova etapa foi para atualizar informações. Atualmente a cidade possui cerca de 400 leitos em hotéis, e isso conta bastante para melhorar a nossa classificação. Quanto maior a oferta de quartos, melhor classificado no sistema do Ministério do Turismo,” explica.

Aliado a oferta de vagas em hotéis para turistas, as cidades com rotas turísticas melhoram as avaliações com atuação e formalização do Conselho Municipal de Turismo, e prestadores de serviços turísticos, que devem ter registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur). Uma melhor qualificação por meio do sistema de turismo do Governo Federal também pode facilitar o acesso a recursos financeiros ou financiamentos para incrementar o setor.

INTERESSE
Angélica destaca também, que além da atualização dos dados da cidade junto ao Ministério do Turismo, o departamento municipal mantém uma agenda de eventos atualizada junto ao Governo do Estado. Isso acaba atraindo visitantes de outras regiões do Rio Grande do Sul. “Nos últimos dias notamos mais consultas de pessoas de fora do município sobre festas, eventos e atividades de passeios no município. Isso demostra que estamos atraindo o interesse de pessoas de fora da nossa cidade para acompanhar as atividades turísticas desenvolvidas aqui,” destaca.

Olá Jornal