Mulheres rurais e o protagonismo nas propriedades

Olá Jornal
outubro15/ 2022

O empoderamento, a liderança firme e empática são características fortes das mulheres que atuam no agronegócio. Embora ainda de forma tímida, a participação de mulheres produtoras na condução de propriedades rurais no Brasil vem aumentando de forma gradativa. Segundo dados do IBGE, de 2006 a 2017 a participação delas aumentou em 38%, embora isso represente apenas 19% das propriedades administradas por mulheres no Brasil. Embora o campo sempre contou com a presença feminina, a tomada de posições de liderança é algo recente, mas com grande potencial de avanços.

Pensando nos desafios das mulheres rurais e buscando formas de reconhecer a relevância de seu papel nas propriedades, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1995, o dia 15 de outubro como o Dia Internacional da Mulher Rural. Esse dia surgiu para enaltecer mulheres como a Elissandra, que são protagonistas em suas propriedades.

À frente do negócio familiar, Elissandra Krause Köhler, de 44 anos, é produtora na localidade de Florida, no município de Canguçu (RS) e há anos compartilha com o marido, Luís Cléber Wilke Köhler, de 47 anos, o orgulho e carinho pelo campo. Um sentimento que tem sido passado aos filhos Eliara, de 22 anos, e Luís Felipe, de 15 anos.

Na propriedade são cultivados 50 mil pés de tabaco Virgínia, produção que, segundo ela, é a que mantém a família. “Nenhuma cultura, numa propriedade pequena, rende mais que o tabaco, então o dinheiro para nos manter e dar estudo para os nossos filhos vem dessa produção”. Elissandra e Luís dividem as atividades na propriedade, atuando de forma conjunta nas decisões e impulsionando as melhorias na propriedade. “Acredito que nós dois juntos formamos um grande time” afirma Elissandra.

O papel de Elissandra frente à propriedade é essencial para gestão e prosperidade de todos que ali residem. Para além de produtora rural e mãe, Elissandra ainda se dedica à sua horta e ao cuidado com as vacas de leite. “A minha alegria é cuidar da minha horta, cultivar produtos saudáveis, fazer queijo e quitutes que vendo para parentes e amigos. Não me canso de fazer isso”.

O casal é produtor integrado à BAT Brasil há mais de 25 anos e sempre procuram acompanhar as tecnologias oferecidas pela empresa. “

A inclusão feminina no campo e o acompanhamento no planejamento dos investimentos e gestão das atividades da propriedade estão se transformando em uma nova agricultura. As mulheres são responsáveis por essa mudança e hoje fazem a diferença quando se fala em uma agricultura ainda mais sustentável. “Quando as mulheres se reúnem nas comunidades não falam apenas das atividades da casa, elas trocam experiências sobre a produção agrícola e levam esse conhecimento para a sua propriedade”, argumenta a produtora.

A participação das mulheres vem crescendo e conquistando espaço nas propriedades integradas à BAT Brasil. “Percebemos que a mulher é peça importante em todas as etapas da cultura, desde o planejamento até a gestão de todos os processos da produção de tabaco, sejam eles técnicos ou não. A competência, seriedade e empatia fazem com que elas influenciem diretamente os bons resultados e prosperidade da propriedade rural como um todo”, destaca o Gerente Nacional de Produção Agrícola da BAT Brasil, Flavio Oliveira.

A BAT Brasil acredita na relevância das mulheres não somente na condução das propriedades rurais, mas também prestando assistência técnica a esses estabelecimentos. Desde 2018, o número de mulheres como orientadoras agrícolas cresceu 63%, e hoje elas têm maior representatividade na força técnica em campo. “A presença de mulheres como orientadoras agrícolas tem inclusive despertado maior interesse de potenciais sucessoras rurais a permaneceram no campo, mostrando que é possível investirem e conduzirem de forma próspera o negócio rural”, conclui Flavio.

CRÉDITO: AI BAT

Olá Jornal