Mesmo sem casos registrados, gripe H3N2 já pode estar por aqui

Olá Jornal
dezembro30/ 2021

Embora a gripe Influenza do tipo A-H3N2 ainda não tenha casos confirmados em Venâncio Aires, o vírus já deve estar por aqui. A nova variante avança no país e acende o alerta nos municípios. Na última semana, a Secretaria de Saúde do RS confirmou o primeiro óbito do ano pela doença. Uma mulher de 67 anos, residente de São Francisco de Paula, que não recebeu medicação antiviral e apresentava doenças crônicas. Ao todo, o Estado já identificou 105 casos, sendo oito hospitalizações, incluindo o óbito, entre eles.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Carla Lili Muller, o número de testes realizados para Covid-19 com resultado negativo é um indicativo de que o vírus pode estar circulando localmente, uma vez que os sintomas são parecidos com o do novo Coronavírus. “São pessoas que vão testar porque possuem sintomas então se o resultado é negativo para Covid, muito provavelmente sejam casos de Influenza”, avalia.

TESTES
A dificuldade de confirmação dos casos deve-se a falta de testes para a H3N2. A testagem só ocorre em pacientes internados no hospital com resultado negativo para Covid. Segundo a médica infectologista, Sandra Knudsen, trata-se de um teste que não é amplamente utilizado. “Na rede particular existe, mas é um acesso mais difícil. No caso de SUS as amostras negativas, com sintomas típicos, são referenciadas e estamos aguardando esses resultados”, afirma.

A especialista explica que no ano passado com ampla vacinação e cuidados devido a Covid, a doença praticamente passou batida. No entanto, neste ano a baixa procura pela vacina e o relaxamento nas medidas preventivas proporcionaram ambiente favorável à doença. “O vírus Influenza circula anualmente, vai continuar circulando, as cepas circulam então não é nenhuma surpresa que tenha surgido essa nova variante”.

VACINA
Embora a vacina disponível não atue para a nova variante, a recomendação é para que a população se imunize. “Mesmo que os estudos estejam mostrando que a atual vacina não contempla exatamente essa variante Darwin, alguma proteção sempre é fornecida de forma cruzada. Então as pessoas têm que procurar a vacina”, orienta.
A infectologista alerta ainda para a importância da manutenção das medidas de prevenção, que são as mesmas das recomendadas ao novo Coronavírus: uso de máscaras, distanciamento interpessoal, ventilação de ambientes e vacinação. “Precisamos continuar com as medidas preventivas. Esse vírus não é habitual no verão então temos que ficar de olho”.

A vacinação que está aberta à todos aqueles que ainda não se vacinaram neste ano. Todas pessoas acima dos 6 meses de idade podem fazer a vacina. As unidades de saúde com salas de vacinas estão oferecendo a imunização em Venâncio Aires.

Olá Jornal