Junto ao espaço do Olá Jornal na Oktoberfest de Santa Cruz do Sul está o memorial em homenagem ao primeiro imigrante alemão de Venâncio Aires. Christian Heinrich Behncke foi o primeiro imigrante a chegar em Centro Linha Brasil, em 1860, tendo desembarcado no Brasil em 1851. Os primeiros imigrantes de origem germânica chegaram ao Rio Grande do Sul em 1824. Behncke, era soldado do Exército da Alemanha, e se estabeleceu na região após lutar em 1852 durante a guerra contra a Argentina em apoio ao governo imperial do Brasil.
Em troca recebeu terras na região, inicialmente em Rio Pardinho, Santa Cruz do Sul. Behncke era casado com Maria Eva Augustin e teve 8 filhos. Na localidade do pioneiro há uma escola em sua homenagem, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Cristiano Bencke.
No espaço montado pelo Olá Jornal no Parque da Oktoberfest é possível conhecer a história do pioneiro alemão na Capital do Chimarrão. A estrutura também demonstra parte do processo de impressão do jornal, já que a história é contada em chapas de impressão, elaboradas pela Gráfica Treze de Maio.
Behncke faleceu em 21 de março de 1898, em Venâncio Aires, com 71 anos, e foi sepultado no interior do município. Dois monumentos marcam essa história, construídos em Centro Linha Brasil.
Ao longo da primeira semana da 39ª Oktoberfest visitantes de cidades do Rio Grande do Sul passaram pelo espaço do Olá junto ao bosque no parque. O memorial funciona ao longo da programação comercial da festa, entre 10h e 22h.
FOTO: Willian Oliveira