Meio Ambiente abre nova etapa para distribuição de composteiras domésticas

Olá Jornal
junho04/ 2022

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Venâncio Aires abre neste sábado, 04, novo período para inscrições de interessados em receber unidade para compostagem. As composteiras domésticas fazem parte do programa federal Lixão Zero. Na nova etapa serão distribuídas 151 unidades. Os cadastros podem ser feitos por meio de inscrição no site da Prefeitura de Venâncio Aires.

Ao todo já foram entregues no município 1,9 mil composteiras. O programa objetiva diminuir a destinação de resíduos orgânicos na coleta doméstica, para diminuir os valores pagos pelo Município com a destinação de lixo aos aterros sanitários.

A nova etapa de seleção de moradores interessados em receber os equipamentos que transformam resíduos orgânicos em adubo e compostos para jardins, integra a programação voltada à Semana Municipal do Meio Ambiente. Neste ano o foco das atividades é a reciclagem, e busca envolver escolas e comunidade em geral no tema, especialmente neste ano em que o sistema de coleta de lixo foi alterado.

SEMANA
As atividades ocorrem entre os dias 04 e 11 de junho. A programação, voltada para escolas e público em geral, tem como objetivo principal a conscientização para a separação do lixo doméstico. Durante a semana, 19 escolas municipais receberão kits da “Coleta Seletiva”, com lixeiras para separação do lixo, jogos pedagógicos para trabalhar o tema em sala de aula e folders.

MUDAS
Outra novidade será o projeto Cidade + Verde. A Secretaria do Meio Ambiente vai disponibilizar, gratuitamente, mudas nativas para plantio no passeio público para aquelas pessoas que desejam arborizar suas calçadas. Lembrando que as duas ações, de compostagem doméstica e arborização do passeio público, podem render descontos no IPTU do final do ano através do programa IPTU Verde.
O encerramento das atividades da Semana do Meio Ambiente acontece no sábado, dia 11, com feira na Praça Matriz. Além de recolhimento de lixo eletrônico, vidros, feira de adoção de animais, serão expostos brinquedos confeccionados com materiais recicláveis pelas escolas do município.

Olá Jornal