Megaoperação prende seis e bloqueia R$ 50 milhões em bens

Olá Jornal
abril26/ 2023

Uma quadrilha que há mais de 10 anos está ligada ao tráfico de drogas na região foi desarticulada na manhã desta terça-feira, 25, pela Polícia Civil. A operação “Enxuta” prendeu seis pessoas e cumpriu 16 mandados de busca e apreensão em Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Encantado e Charqueadas. O trabalho resultou em seis prisões preventivas, sendo uma em Santa Cruz, uma em Charqueadas e quatro em Venâncio Aires, incluindo três indivíduos que já possuíam condenações anteriores por tráfico de drogas. Além disso, as esposas de dois dos presos também foram detidas, assim como um empresário que possui uma revenda de veículos.

A investigação encontrou mais de 100 imóveis em nome dos investigados, apreendeu cinco carros de luxo e identificou operações bancárias que ultrapassam a casa dos R$ 20 milhões. Segundo a investigação, a prova da lavagem de dinheiro é farta, atacando diretamente os mentores da organização criminosa e suas respectivas esposas, com atuação no topo da pirâmide do tráfico.

Os trabalhos foram liderados pelos delegados de Venâncio Aires, Paulo Cesar Schirmann, Vinícius Lourenço de Assunção e o delegado regional da Polícia Civil, Luciano Menezes. Estiveram nas ruas 58 policiais civis e em Venâncio os trabalhos contaram com apoio de um helicóptero.

Outros três familiares também são réus no processo e estão ligados à organização, mas não foram presos nesta terça-feira. Os bens apreendidos deverão ser disponibilizados em leilão, segundo informou o promotor Pedro Rui da Fontoura Porto. O MP solicitou o repasse dos veículos para a Polícia Civil, porém essa medida ainda será avaliada pela Justiça.

FOTO: Divulgação/AI MPRS

Olá Jornal