Março inicia com chuva frequente e primeiros dias com baixa nas temperaturas

Olá Jornal
março01/ 2024

Março deverá ser um mês com chuva frequente na maior parte do Estado e de dias com temperatura mais baixa na primeira semana, dizem meteorologistas. O período marcará a transição do verão para outono – a próxima estação começará no dia 20 e seguirá até 21 de junho. O El Niño enfraquece ao longo do mês, porém seguirá influenciando o tempo no território gaúcho.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a intensidade do El Niño deve passar de forte – classificação atual – para fraca a partir de abril. Depois desse mês, o fenômeno deverá variar de moderado a fraco e a temperatura atingir a neutralidade de abril a junho, com 66% de probabilidade de isso ocorrer. Para o segundo semestre, o Inmet vê probabilidade acima de 50% de ocorrência do fenômeno climático La Niña.

A semana mais fria no início de março dará lugar a dias de calor nos últimos momentos do verão. A temperatura deverá ficar mais alta na segunda semana do mês e há previsão de que haja chuva, também por conta do El Niño, que influenciará no tempo do RS até o fim do outono e início do inverno.

Com informações Inmet e GZH

Olá Jornal