Mais rápida, votação neste domingo, 30, deve ter apuração concluída até as 20h30min na 93ª Zona Eleitoral

Olá Jornal
outubro26/ 2022

Após a demora para votar no primeiro turno das eleições, em função da biometria e da quantidade de registros para serem feitos pelos eleitores, a previsão é de um domingo, 30, mais rápido para votação. A projeção é feita pela Justiça Eleitoral com sede em Venâncio Aires e abrange ainda os municípios de Mato Leitão e Boqueirão do Leão.

Conforme o chefe do cartório da 93ª Zona Eleitoral, Eduardo Mosman, os dois votos para governador e presidente devem agilizar o registro na urna. “São dois votos apenas, será mais rápido, agilizando o processo e sem gerar as filas que tivemos no primeiro turno. Para este domingo a biometria seguirá obrigatória, com a expectativa de um pleito bem mais rápido e com tranquilidade na área de cobertura da 93ª Zona Eleitoral,” explica.

A conclusão da apuração dos votos da área de cobertura do cartório deve ser feita até as 20h30min. “A expectativa é de encerrar toda a transmissão dos votos das urnas dos três municípios até as 20h30min. No primeiro turno a previsão inicial era até as 21h, mas conseguimos concluir antes.”

A rua Voluntários da Pátria, entre a Júlio de Castilhos e a Visconde do Rio Branco será bloqueada a partir da madrugada de domingo para os trabalhos de transporte de equipamentos e pessoal que atua no domingo eleitoral.

SEGUNDO TURNO
Em Venâncio Aires mais de 53 mil eleitores voltam às urnas. A projeção é de manter o número de ausentes. No primeiro turno, 8.949 (16,73%) pessoas com base eleitoral na Capital do Chimarrão não foram votar.

PREPARAÇÃO
As urnas eletrônicas para a votação foram preparadas ainda na última semana. Nesta terça-feira, 25, foi realizada revisão das informações nas mais de 213 seções eleitorais da área de cobertura da 93ª Zona. 

Mosman lembra que todos podem  votar no segundo turno, com título eleitoral regularizado. “Mesmo os que não votaram no primeiro turno, podem registrar o voto  no próximo domingo,” explica. 

Mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar vão retornar às urnas eletrônicas para escolher, entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL), quem deverá ser o presidente da República pelos próximos quatro anos.Mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar vão retornar às urnas eletrônicas para escolher, entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL), quem deverá ser o presidente da República pelos próximos quatro anos.

Primeiro os eleitores irão votar para governador. No Rio Grande do Sul estão na disputa Onyx Lorenzoni (PL) x Eduardo Leite (PSDB). Na sequência será registrado o número para o candidato a presidente. 

Olá Jornal