Mais de mil residências são contabilizadas com avarias em Venâncio Aires

Olá Jornal
janeiro17/ 2024

O forte temporal que assolou Venâncio Aires na noite desta terça-feira, 16, atingiu cerca de 1.200 residências, conforme contabilização da Defesa Civil até o momento. As ocorrências nos imóveis abrangem quedas de postes e de árvores e destelhamento. A situação vem mobilizando as dezenas de equipes da Prefeitura, que estão divididas nas zonas urbanas e rurais do município.

Entretanto, a preocupação aumenta à medida que se avalia o alcance do temporal, que atingiu, conforme o coordenador da Defesa Civil, Luciano Teixeira, pelo menos 5% das 22 mil economias do município. A porcentagem representa o número de famílias afetadas.

As equipes de assistência estão em operação desde as primeiras horas do incidente, para oferecer suporte às famílias atingidas. No início da tarde, teve início a distribuição de telhas. De acordo com o prefeito Jarbas da Rosa, o volume de trabalho é significativo, exigindo uma resposta rápida e coordenada para lidar com os estragos.

Além da ativação de geradores na estação de captação da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), para o reabastecimento da água, cerca de seis equipes da Rio Grande Energia (RGE) atuam no retorno da energia elétrica.

Nos distritos, as equipes das capatazias trabalham para o desbloqueio das estradas. As regiões de Centro Linha Brasil e Vale do Sampaio tiveram as principais ruas liberadas para passagem. Ainda conforme o prefeito, a previsão é que os serviços de recuperação avancem nos próximos dias.

Foto: Divulgação/AI PMVA

Olá Jornal