A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) repassará os recursos do seguro mútuo para 1.076 produtores da microrregião de Venâncio Aires atingidos com perdas nas lavouras de tabaco. O número é maior do que o da safra passada quando 807 produtores foram atingidos.
Os pagamentos iniciaram nesta terça-feira, 28. Neste primeiro lote do auxílio granizo serão pagos R$ 45 milhões. A projeção atual da entidade é de repassar até o fim do ano R$ 180 milhões em auxílios aos produtores atingidos.
Conforme o tesoureiro da Afubra, Marcilio Drescher, recebem primeiro os produtores que já quitaram a sua ordem de pagamento. “Neste ano tivemos um valor bem expressivo de pagamentos com o auxílio. Será feito por lotes, pagos semanalmente aos produtores associados.”
De acordo com o dirigente, na safra 2022/2023 foram registradas perdas em 20.535 lavouras. O número é superior aos 19.108 na safra anterior. Atualmente 90% do tabaco já foi colhido, segundo dados da Afubra.
Entre as regiões mais atingidas pelo granizo, a maior parte está no Sul do estado do Paraná e no norte de Santa Catarina. Conforme Drescher, estas duas regiões concentram 60% de todo o auxílio pago pela Afubra nesta safra.