Mais de 58% dos funcionários da Unisc são mulheres

Olá Jornal
maio17/ 2021

A Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) apresentou na última semana o seu balanço social das ações e relatório financeiro da entidade. A Apesc é a mantenedora da Universidade de Santa Cruz do Sul, o Hospital Santa Cruz (HSC), Escola Educar-se e Cepru. Entre os dados em destaque está o número de colaboradores ligados às instituições. No total são 1.632 funcionários, destes 104 com deficiência.

Conforme o relatório, atualmente o setor de Educação (Unisc, Cepru e Educar-se) conta com 58,39% dos colaboradores do gênero feminino. Em tempos de igualar o mercado de trabalho, a universidade e seus braços de ensino já estão com mais da metade dos postos de trabalho preenchidos por mulheres.

São no total 713 colaboradoras, e os homens totalizam no setor educacional 508 profissionais. Os dados englobam todo o ano de 2020.

As mulheres também ocupam posição de destaque nos cargos de liderança. Estas posições são ocupadas por 52,58% de mulheres, contra 47,42% de homens. Atualmente, dos docentes da universidade, são 525 profissionais no total, sendo 193 doutores, 239 mestres e 65 especialistas.

ALUNOS
Ao longo de 2020 a parte educacional da Apesc (Unisc, Educar-se e Cepru) movimentou 10.468 alunos. Frente ao cenário de pandemia, houve uma redução, já que em 2019 as instituições de ensino contavam com 11.262 alunos matriculados. Deste universo, mais de R$ 22,8 milhões são oriundos de bolsas de ensino integral.

DESAFIOS
Para 2021 a Unisc pretende continuar a estruturação do Projeto de Reinvenção Pedagógica, através do qual as estruturas curriculares dos cursos de geração estão sendo redefinidas para atender as necessidades do mercado de trabalho. A proposta da universidade é aproximar os acadêmicos das necessidades do mercado, que cada vez mais busca profissionais dinâmicos. A reinvenção envolve também a otimização de custos, tornando o ingresso e a permanência dos estudantes no ensino superior mais acessíveis.

“O ano de 2020 trouxe desafios, mas também fortaleceu nosso princípio comunitário. Desenvolvemos muitas iniciativas para reduzir os impactos da pandemia em nossa comunidade. Um destes grandes atos é a realização das análises dos testes para Covid-19 aqui na Unisc, o que reduziu o tempo de espera dos resultados, que antes vinham de Porto Alegre. Apresentamos algumas das tantas frentes em nosso Relatório de Balanço Social, com orgulho de saber que seguimos contribuindo para um futuro melhor na região”, apontou durante a apresentação do relatório a presidente da Apesc e Reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer.

FOTO: Divulgação/AI Unisc

Olá Jornal