Mais de 3,5 mil alunos são atendidos com aulas programadas em Venâncio Aires

Olá Jornal
maio08/ 2020

Nesta sexta-feira, 8, marca a primeira semana de aulas programadas com os alunos das escolas municipais. Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, mais de 3,5 alunos, de Pré a 9º ano, estão recebendo atividades escolares, tanto a distância como pela entrega de materiais pedagógicos e didáticos nos educandários.

Os professores, através de muito empenho e dedicação, estão realizando o planejamento dos conteúdos para dispor nas ferramentas digitais e fornecer para os alunos. Os meios, como YouTube, Facebook, Instagram, blog, WhatsApp, possibilitam que o ensino chegue a estes alunos no próprio domicílio sem precisar sair de casa em meio a pandemia do Coronavírus.

Mas, também, pensando nas famílias de alunos que não possuem acesso a internet, a Secretaria Municipal de Educação viabiliza todo o material de forma impressa, permitindo assim, educação com qualidade a todos as crianças.

Esta sexta-feira, 08, foi o primeiro dia para entrega e retirada de tarefas e materiais didáticos aos pais ou responsáveis pelos estudantes nos educandários, conforme cronograma definido entre a Secretaria e equipes diretivas.

Um exemplo é a Escola Municipal Odila Rosa Scherer, localizada no Bairro União, que conforme a diretora Márcia Hinterholz Hickmann, os professores criaram grupos no Facebook para a Educação Infantil e grupo no WhatsApp para o Ensino Fundamental. “Temos em torno de 92% de adesão com atividades à distância, e 8% que não tem acesso a internet terão material impresso”, destaca. “Estamos tendo retorno positivo e participação das famílias em relação às atividades”, reforça Márcia. Ainda, segundo a diretora, 38 professores do educandário planejam aulas para 387 alunos, destes, em torno de 30 crianças retiraram material impresso nesta sexta-feira, 8.

Outra escola engajada em fornecer trabalhos aos alunos é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Scherer, do Bairro Leopoldina, que conta com 240 alunos. São ao todo, 16 professores fornecendo atividades via internet e impresso. Conforme a diretora Ionara Bencke, o número de alunos que precisam do material impresso é baixo, “do total de 240 alunos, apenas 13 alunos compareceram à escola para a retirada do material, além disso, esta semana foi tranquila e positiva por parte das famílias”.

No total, Venâncio Aires possui 34 escolas com aulas programadas, 20 na cidade e 14 no interior. Conforme a Secretária Municipal de Educação, Alice Theis, o trabalho está sendo compreendido. “Tenho ficado bem satisfeita com a busca dos professores por atividades diferenciadas. Quanto a números, as escolas enviarão no relatório desta semana os números reais na terça-feira, 12.”

As atividades, em formato programado, ocorrem durante o mês de maio.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA
Olá Jornal