Maio terá pico em contratações de safristas para o setor do tabaco, projeta sindicato da categoria

Olá Jornal
maio27/ 2023

Se no ano passado em fevereiro o município registrou o pico de admissões temporárias, a safra de 2023 embalou um pouco mais tarde. A taxa mais elevada das contratações de safristas deve ficar em maio. A projeção é do Sindicato das Indústrias do Fumo, Alimentação e Afins, que acompanha o fluxo de safristas contratados pelas empresas de processamento em Venâncio Aires.

As indústrias de processamento realizaram a contratação de 4.783 trabalhadores ao longo do ano passado em Venâncio Aires. A expectativa é de manter os números na safra atual, apesar das oscilações mensais. Entretanto, segundo o administrador do sindicato, Ricardo Sehn, que realiza o acompanhamento das contratações e demissões, atualmente Venâncio Aires registra falta de mão de obra para atuação no setor do tabaco. “Existe uma demanda e Venâncio não está suprindo a necessidade do setor. Estamos informando as indústrias sobre essa situação, muito em função de programas sociais e desinteresse pelo trabalho da safra. Será preciso avaliar salários e benefícios, para tornar os contratos mais atrativos.”

Sehn afirma ainda que a maior parte das indústrias de tabaco está buscando mão de obra em cidades da região. “Sabemos de coletivos vindos diariamente de Vale do Sol, Sinimbu e General Câmara. Isso mostra que os postos de trabalho do setor não estão sendo preenchidos por mão de obra venâncio-airense. Será preciso uma ampla avaliação sobre a situação,” comenta.

CAGED
Em 2023 as indústrias de processamento de tabaco, em Venâncio Aires, já realizaram 3.499 admissões, e 335 desligamentos, saldo positivo de 3.164 trabalhadores contratados. Já as empresas de fabricação de produtos do fumo, realizaram 455 admissões, contra 82 desligamentos, saldo positivo de 373 contratos. Juntos, os dois segmentos acumulam estoque de 4.731 trabalhadores. As informações são acompanhadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Em 2022 o setor do tabaco (fabricação e processamento) movimentou 5.190 trabalhadores contratados. Mantendo o estoque no fim do ano de 1.194 contratados.

Olá Jornal