Liga Feminina de Combate ao Câncer estimula doações de leite em pó

Olá Jornal
abril15/ 2023

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires alterou as formas de doações de leite, repassadas aos pacientes acompanhados pela entidade. O produto, de forma integral, tradicionalmente é doado em unidades de litro. Entretanto, a validade e espaço para estocagem exigiram alterações na política de doações da entidade. Com isso, a Liga passa a receber também leite em pó.

Com a mudança, a instituição de apoio aos pacientes oncológicos busca otimizar os repasses do produto, com melhorias no estoque e duração do produto. A direção solicita, que quando possível as doações sejam feitas na modalidade em pó.

Conforme a nutricionista da Liga, Geane Caetano, a mudança ocorre como forma de garantir maior estocagem e validade do produto. “A mudança ocorre por conta do armazenamento, já que as unidades em litro acabam ocupando mais espaço no estoque. A validade do produto, limitando que ocorram grandes estoques. Estamos sempre monitorando a validade para repassar as doações.”

Segundo a diretoria da entidade, o leite em pó em pacote de um quilo corresponde a oito litros integrais, além de possuir maior validade nesta modalidade. “Do ponto de vista nutricional não tem diferença nenhuma do leite de caixinha para o leite em pó,” explica Geane.

LEITE EM LITRO
De acordo com a vice-presidente da Liga, Manon Pierret, o leite em caixas seguirá sendo recebido pela entidade. “Em março foram 600 litros de leite distribuídos aos pacientes. Estamos tentando introduzir essa mudança. Mas é importante deixar claro que não vamos deixar de receber as caixinhas de leite líquido.”

DESPESAS
Atualmente, segundo a diretoria da entidade, as despesas mensais da Liga estão em torno de R$ 15 mil. “Sendo que o maior gasto, é com farmácia, em torno de R$ 9 mil, são medicamentos que a Liga ajuda os pacientes adquirirem (medicamentos que não fazem parte do rol de medicamentos contemplados pelo SUS). Outros gastos são com psicóloga, nutricionista, algumas consultas, dieta especial (suplemento alimentar), fralda geriátrica, funcionária, manutenção de sistema de gestão,” comenta Manon.

Todo o trabalho é realizado a partir de doações e eventos sociais, para garantir receita. Para aumentar as receitas e garantir o equilíbrio das contas, a Liga realiza campanhas de doações. Interessados em ajudar podem realizar doação de qualquer valor pela chave Pix: CNPJ 04359879000113.

JANTAR
A Liga Feminina de Combate ao Câncer também prepara a realização do tradicional Jantar do Risoto. O evento ocorre no dia 25 de maio, na OASE da Comunidade Luterana, no centro de Venâncio Aires. Os convites serão comercializados em breve com as integrantes da Liga.

FOTO: Divulgação

Olá Jornal