Líder nacional no segmento, Alliance One inaugura unidade de industrialização de sementes de tabaco 

Olá Jornal
novembro09/ 2023
Unidade está instalada no Centro Global de Pesquisa, Desenvolvimento e Difusão de Tecnologias em Passo do Sobrado

A multinacional Alliance One inaugura, nesta quinta-feira, 09, sua unidade de industrialização de sementes no Centro Global de Pesquisa, Desenvolvimento e Difusão de Tecnologias, em Passo do Sobrado. A iniciativa reforça a posição da companhia enquanto líder nacional no segmento de sementes de tabaco, dominando mais de 40% do mercado.

A estrutura, montada em uma planta de 750 metros quadrados, recebeu maquinários importados e nacionais, além da instalação de laboratórios. O investimento vai permitir que o beneficiamento das sementes de tabaco seja realizado integralmente de forma interna, e não mais terceirizada, como era até então. “Isso promove maior controle de qualidade sobre nossos produtos e possibilita que todas as atividades estejam sob regência de nosso Sistema de Gestão Integrado da Qualidade”, destaca Hélio Moura, vice-presidente Global de Agronomia da Alliance One.

Os aparelhos adquiridos abrangem uma ampla gama de funções essenciais na montagem de uma linha de industrialização de sementes de tabaco, desde a debulha e classificação, melhora do poder germinativo, peletização, secagem e acabamento. No contexto nacional, embora existam equipamentos para sementes de maior porte, a escassez de mecanismos voltados para sementes de tamanho reduzido, como as do tabaco, torna essa aquisição uma iniciativa de relevância para o setor.

Evento de inauguração foi realizado na manhã desta quinta-feira em Passo do Sobrado

Um celeiro de inovações
O investimento consolida o Centro Global de Pesquisa, Desenvolvimento e Difusão de Tecnologias em uma estrutura de referência mundial para a Alliance One. Localizado em uma área de 82 hectares na ERS-405, o local conta com cerca de 100 colaboradores no período de pico da safra. Na propriedade, são realizadas pesquisas agrícolas e desenvolvidas técnicas de produção de tabaco, melhoramento de plantas e, agora, todo o processo de produção e industrialização de sementes híbridas.
O Centro também recebe eventos técnicos e treinamentos internacionais, tendo como objetivo o incremento de produtividade e qualidade, redução de custos de produção, geração de renda adicional aos agricultores e, consequentemente, a promoção da sustentabilidade da cadeia produtiva.

A Alliance One possui mais de 40 anos de experiência em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias para a cultura do tabaco. “Nossas atividades se baseiam em três pilares fundamentais: qualidade, produtividade e sustentabilidade. A operação está tendo um papel fundamental no fomento destas ações. Todo o pacote agronômico é testado no Centro antes de ir ao campo. Como resultado, entregamos tecnologias extremamente competitivas aos produtores”, reforça Moura.
Além da unidade de industrialização de sementes, desde 2020, a operação em Passo do Sobrado recebeu investimentos na ordem de R$ 10 milhões, com a construção de novos escritórios, laboratórios e auditório. O Centro representa o posicionamento da estrutura brasileira como referência em pesquisa, desenvolvimento e difusão de tecnologias e coloca a operação na rota da agenda global de sustentabilidade. “Essa estratégia nos permitiu trabalhar soluções e approaches mundiais, respeitando a cultura e a velocidade de cada mercado, visando fortalecimento para o futuro e trazendo eficiência à nossa cadeia de suprimentos”, salienta o executivo.

Cultura global, relevância local
Operação brasileira do grupo, a Alliance One Brasil conta, anualmente, com cerca de 3 mil empregados diretos, entre profissionais horistas, mensalistas e aprendizes, em todas as suas instalações. No Rio Grande do Sul, além do Centro Global de Pesquisa, Desenvolvimento e Difusão de tecnologias, a empresa possui uma unidade de beneficiamento de tabaco em Venâncio Aires, município que também sedia seu Centro Administrativo e Parque Logístico. A outra unidade industrial fica no município catarinense de Araranguá. No Estado, possui unidades de compra de tabaco e faturamento de insumos nos municípios de Canoinhas, Pinhalzinho e Pouso Redondo; e no Paraná, na cidade de Rio Azul.

Em 2022, exportou 81 mil toneladas de tabaco para o mundo, com faturamento de R$ 1,7 bilhão. Com atuação em cerca de 350 municípios, através de equipes de Produção, a empresa investe forte na relação com seus 16 mil produtores integrados, sempre focada nos princípios e práticas de sustentabilidade. Atuando alinhada a uma robusta estratégia de ESG, projetada a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), tem como pilares de negócio o impacto ambiental mínimo, suporte às pessoas e comunidades e ambiente de negócios ético e responsável.

CRÉDITO: AI Alliance One

FOTO: Rodrigo Bilheri/Alliance One

Olá Jornal