Languiru encaminha venda de abatedouro de bovinos ao Frigorífico Zart

Guilherme Siebeneichler
junho29/ 2023

Languiru e Frigorífico Zart, de Teutônia, assinaram contrato de venda do Frigorífico de Bovinos da Cooperativa. Inclusive, Nelson Zart era o proprietário do estabelecimento arrendado pela Languiru em 2021.

A Cooperativa está descontinuando a sua atuação na bovinocultura de corte, seguindo plano de reorganização anunciado no mês de maio. “O negócio retorna ao antigo proprietário, que tem a possibilidade de recontratação dos empregados que foram desligados, o que minimiza o impacto social. A relação com produtores e os animais a campo na bovinocultura de corte é mais fácil em termos de negociação de compra e venda. Estamos avançando no plano de ação da Cooperativa, que está focado em novo modelo de negócio e na continuidade das atividades da Languiru”, explica o presidente Paulo Roberto Birck, acrescentando que as questões envolvendo acordo coletivo referente às verbas rescisórias dos empregados estão homologadas com sindicatos da categoria.

O novo proprietário estima que a retomada das atividades no local deva ocorrer em até 60 dias, tempo necessário para trâmites burocráticos, montagem da equipe e aprovação de rotulagem. Inicialmente, a expectativa é de que sejam necessários cerca de 45 empregados. “Há a possibilidade de recontratação de empregados que vinham atuando pela Languiru no frigorífico. São profissionais que já conhecem a operação”, afirma Zart, complementando que deverão ser firmadas parcerias com outros fornecedores, inclusive a Languiru, fomentando a economia local e regional, além de otimizar a capacidade produtiva instalada na planta industrial.

Trajetória

O Frigorífico de Bovinos foi inaugurado em 12 de novembro de 2021, em solenidade que integrou o aniversário de 66 anos da Languiru. A capacidade de abate plena é de 100 animais/dia e a unidade vinha atendendo demanda da rede de Supermercados Languiru. A planta industrial possui cerca de 3.500m² e está habilitada à comercialização de cortes bovinos com osso em todo Estado.

Em meados dos anos 80, a bovinocultura de corte já havia integrado os ramos de atuação da Languiru, com abatedouro instalado em Canoas.

CRÉDITO: AI Languiru

Guilherme Siebeneichler