JTI leva técnicas de produção aos produtores na Expoagro Afubra

Olá Jornal
março25/ 2022

Com objetivo de aprimorar a produção de tabaco e intensificar o relacionamento com os produtores, a Japan Tobacco International (JTI) leva as técnicas de produção até aos visitantes da 20ª Expoagro Afubra. O estande em formato de galpão, como de uma propriedade, é composto por lavouras demonstrativas onde o produtor pode ver na prática técnicas como de manejo e conservação de solo, uso sustentável da lenha e de irrigação.

Até este sábado, 26, último dia da feira, a empresa apresenta estudos sobre técnicas e inovações desenvolvidas pelo Centro de Desenvolvimento Agronômico e Treinamento em Extensão Rural (ADET), além de oferecer workshops gratuitos ao público. Com o tema “Técnicas para a Produção Integrada de Tabaco”, os workshops acontecem em sete horários: 9h30; 10h30; 11h30; 14h; 15h; 16h e 17h. A duração é de 40 minutos com capacidade de 30 participantes.

O gerente de pesquisa e desenvolvimento da JTI, Mauro Feuerborn, destaca a importância de identificação do produtor com a realidade que ele encontra nas suas propriedades. “A ideia é fazer com que o produtor, que é na realidade nosso centro das ações da produção em folha no Brasil, se sinta à vontade de chegar até nós para discutir situações da vida real dele”, explica.

PRODUTOR

A família Alt, de Arroio do Tigre, participou dos workshops e saiu confiante de que está no caminho certo mas pode melhorar. Adriano, 39, e Ilane, 42, são produtores integrados da JTI há 21 anos e produzem também soja para comercialização além de milho, feijão, hortaliças peixes e bovinos para subsistência. e Ao lado do filho Alisson, 15, tiveram contato com as novidades que podem aprimorar ainda mais a produtividade.

Família Alt, de Arroio do Tigre, prestigiou espaço na Expoagro Afubra

“Estamos 80% no caminho certo e podemos melhorar ainda mais. Achei muito boas as apresentações, principalmente a comparação de solos montada na trincheira para ver a compactação e correção. Aplicar as técnicas sempre dá resultado, o fumo fica mais pesado e com qualidade, ainda mais com a falta de chuva, precisamos buscar alternativas”, afirma Adriano.

Foto: Janine Niedermeyer

Olá Jornal