JTI e Stifa firmam parceria para ampliar vagas na fábrica de cigarros

Olá Jornal
junho30/ 2023

Com maior expansão no mercado brasileiro, a Japan Tobacco International (JTI) acaba de fazer investimentos para ampliar a produção em sua fábrica de cigarros, localizada em Santa Cruz do Sul (RS). Com isso, a empresa aumentou em mais de 20% a geração de empregos em sua unidade fabril – que hoje conta com 115 colaboradores –, adicionando 25 novos postos de trabalho, entre operadores, engenheiros mecânicos e eletrônicos.

Segundo Thiago Dotto, diretor de Pessoas & Cultura da JTI, o plano surgiu em razão do alinhamento entre o crescimento da participação de mercado da empresa, gerando a necessidade de expandir sua produção, e a possibilidade de fomentar novos postos de trabalho na cidade, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e região (STIFA).

“Para aumentar a produção, a empresa criou uma nova jornada de trabalho e implementou uma nova escala para parte da nossa equipe de produção, incluindo o ingresso neste mês desses colaboradores”, afirma Dotto.

De acordo com Gualter Baptista Junior, presidente do STIFA, a parceria com a JTI, firmada para criar postos de trabalho na cidade, é uma resposta rápida ao crescimento da empresa. “Temos no município uma indústria bem estabelecida, que gira a economia da região e que possui pessoas capacitadas para trabalhar no setor do tabaco”, afirma. Baptista Júnior destaca ainda que, ao visitar a unidade da JTI e verificar a quantidade de ações realizadas em prol dos trabalhadores, a direção do STIFA se surpreendeu positivamente, ao verificar que existe, por parte da empresa, uma preocupação com o bem-estar dos colaboradores. “Foi uma grata surpresa, pois constatamos que há uma atenção especial, no que se refere aos benefícios sociais direcionados para os trabalhadores.”

“A ampliação dos investimentos da JTI na sua fábrica de cigarros reflete o compromisso da empresa com o desenvolvimento econômico do Estado por meio da ampliação dos seus negócios, em uma relação de ganha-ganha, já que a indústria não se desenvolve se não houver uma boa relação com várias partes interessadas. Assim, é fundamental o apoio de entidades públicas e privadas para o fortalecimento do setor tabagista, que gera empregos e divisas econômicas para a população e o Estado. Cada entidade na cadeia produtiva do tabaco tem um papel significativo e o STIFA é um importante aliado da indústria para o aprimoramento das boas práticas trabalhistas”, ressalta Dotto.

Fábrica em Santa Cruz do Sul (RS)

Inaugurada em setembro de 2018, a fábrica de cigarros da JTI em Santa Cruz do Sul (RS) é a primeira fábrica de cigarros da companhia na América do Sul. Com investimentos de R$ 80 milhões, o negócio está entre os principais da multinacional japonesa. Com uma excelente estrutura operacional, a unidade fabril possui 10mil m², onde conta com três linhas de produção.

A JTI tem sua sede em Santa Cruz do Sul desde 2009, quando iniciou sua operação com tabaco em folha. A decisão de investir na construção da fábrica na cidade se deve ao fato de a base técnica e operacional existente ali atuar com excelência e também de a matéria-prima brasileira ser utilizada na fabricação das principais marcas de cigarros da companhia em todo o mundo, devido ao alto padrão de qualidade.

Com equipamentos fabricados na Alemanha, país reconhecido pela excelência em máquinas de cigarro, e na Itália, reconhecida pela excelência em máquinas de embalar, a estrutura da fábrica é uma das melhores do mundo, sendo capaz de produzir mais de 4 bilhões de cigarros ao ano.

Para os interessados em outras oportunidades de emprego na JTI, acesse o link para verificar as vagas aplicadas.

Visita às unidades da JTI

Na última segunda-feira (26), uma comitiva do STIFA formada por Gualter Baptista Junior, presidente, Andrea do Nascimento, contadora, Eder Roberto Figueira Rodrigues, secretário Geral e de Organização, e Rangel Marcon, secretário de Finanças, esteve na unidade de Processamento e na Fábrica de Cigarros da JTI, em Santa Cruz do Sul. Na ocasião, a comitiva pode conhecer mais de perto como a fumageira atua no Brasil, bem como seus programas e processos dedicados aos colaboradores.

A visita também incluiu conhecer de perto o funcionamento das unidades de beneficiamento de tabaco, Casa do Produtor, Sala de Amostras e o parque industrial da Fábrica de Cigarros.

CRÉDITO: AI JTI

Olá Jornal