JCI completa seis anos de fundação em Venâncio com foco na ampliação de projetos voltados à comunidade

Guilherme Siebeneichler
agosto09/ 2017

A Junior Chamber International (JCI) Venâncio Aires foi oficialmente fundada em dez de agosto de 2011 em um encontro que ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fumo e da Alimentação. Para comemorar os seis anos de fundação, os integrantes da entidade estiveram reunidos em um evento fechado. Ocorreram discursos, distribuição de bolo e foi entoado ainda o tradicional “Parabéns a você”. Estiveram presentes integrantes da JCI Lajeado, organização que foi fundamental no assessoramento de fundação da entidade coirmã da Capital do Chimarrão.

Em um dos discursos no evento de comemoração, o presidente Quintana lembrou que desde 2011 muitas pessoas se somaram aos projetos chancelados pela JCI e que a entidade vem em uma crescente. Ele destaca que “o foco atual é justamente a ampliação de projetos voltados à comunidade”. Ele lembrou que uns dos principais projetos é o Oratória nas Escolas que em 2017 teve como vencedora a estudante, Alice Verônica Zeidler, da Escola Otto Brands. Também foi nesse ano que a JCI sediou pela primeira vez o encontro regional da JCI Brasil. Foram quase 200 pessoas que circularam pela cidade em dois dias, provenientes de entidades espalhadas pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

O primeiro presidente da entidade foi Thom Pereira, enquanto que a primeira presidente mulher foi Roberta Schenkel Gomes. Em uma avaliação dos primeiros momentos da entidade, Pereira lembrou que a JCI foi importante tanto para o seu crescimento profissional, quanto pessoal, pois a entidade oferece diversos cursos internos. Mas, ele também foi contundente ao dizer que o trabalho voluntário é duplamente gratificante, tanto para quem o faz, como para quem o recebe.

A JCI é uma associação mundial de pessoas de dezoito a quarenta anos, que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento de suas comunidades. Hoje, tem mais de 200 mil integrantes em 110 países e territórios. A missão é proporcionar oportunidades de desenvolvimento que preparem as pessoas para as mudanças positivas. A coordenação mundial da JCI fica em Saint Louis, estado do Missouri nos Estados Unidos.

Ex-presidentes da JCI Venâncio Aires:

2011/2012 Thom Pereira

2012/2013 Diego Lopes Pillar

2013/2014 Cristiano Rech

2014/2015 Roberta Schenkel Gomes

2015/2016 Gabriela Konrath Machado

Guilherme Siebeneichler