Inverno inicia nesta quarta-feira e deverá ter chuva e temperaturas acima da média

Olá Jornal
junho21/ 2023

A nova estação inicia às 11h58min. O inverno neste ano terá influência do fenômeno El Niño, por isso deverá ser mais úmido, com chuva acima da média para os meses de julho, agosto e setembro. As temperaturas deverão ficar dentro do esperado ou ultrapassar a média em alguns períodos. O inverno termina no dia 23 de setembro de 2023, com o equinócio da primavera, e deve trazer algumas frentes frias ao Rio Grande do Sul.

O final do mês de junho e o início de julho devem ser marcados pela umidade. Os meses de inverno serão de chuva acima da média em todo o Estado, principalmente no mês de setembro, quando os efeitos do El Niño devem se intensificar. Os níveis de precipitação podem chegar a 180 milímetros em algumas cidades. No mês de julho, os níveis de precipitação devem variar um pouco entre o esperado e acima da média em todo Estado.

Para agosto, segue a previsão de chuva dentro ou até mesmo acima da média em praticamente todas as áreas do Rio Grande do Sul. Apesar de, historicamente, o mês de agosto ser menos chuvoso que julho e setembro, neste ano, com a atuação do El Niño, há risco de temporais e chuvas volumosas em algumas cidades do Estado. Setembro costuma ser o mês mais chuvoso do inverno gaúcho. Neste ano, não será diferente.

Com informações GZH

Olá Jornal