Instituto Crescer Legal vai certificar 155 jovens aprendizes rurais na próxima quarta-feira

Olá Jornal
dezembro09/ 2023

Desde março, 155 adolescentes de sete regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, se envolveram com as atividades do curso de Gestão Rural e Empreendedorismo no contraturno escolar. Em 2023, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal abrangeu os municípios gaúchos de Agudo, Canguçu, Novo Cabrais, Progresso, Rio Pardo e São Lourenço do Sul, além de Itaiópolis (SC). 

“Vamos celebrar essas 155 conquistas, bem como o próprio marco do Instituto Crescer Legal, que teve em 2023 o início das atividades da primeira turma de Santa Catarina”, comenta o diretor presidente do Instituto, Iro Schünke, que vai pessoalmente entregar os certificados na próxima quarta-feira, 13 de dezembro.

Ao todo, foram 800 horas de curso, entre março e dezembro, no contraturno escolar. As atividades presenciais seguiram o calendário escolar dos municípios parceiros que ofereceram o espaço para a realização das atividades, alimentação e logística de transporte diário para viabilizar o atendimento dos adolescentes nas comunidades onde vivem. 

Os participantes foram contratados como jovens aprendizes pelas indústrias associadas e apoiadoras do Instituto Crescer Legal e receberam salário proporcional a 20 horas semanais, mas ao invés de trabalharem nas empresas, participam do curso de gestão rural e empreendedorismo no contraturno escolar, com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelo Instituto em suas comunidades.  

VOZ FEMININA DO CAMPO – O dia 13 de dezembro também marcará a certificação de nove egressas que participaram da sétima edição do Programa Nós Por Elas – A voz feminina do campo. Em formato híbrido, a edição de 2023 reuniu meninas oriundas de sete municípios do Rio Grande do Sul: Passo do Sobrado, Herveiras, Canguçu, São Lourenço do Sul, Rio Pardo, Cerro Branco e Progresso. Os boletins produzidos com o apoio de profissionais do curso de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) estão disponíveis em www.crescerlegal.com.br 

Acompanhe a transmissão da formatura pelo Youtube 

SOBRE O INSTITUTO – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015. Com a validação do Ministério do Trabalho, construída por meio do engajamento ao Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional e à coordenação da Aprendizagem em cada estado, o inovador método do Programa de Aprendizagem Profissional Rural alia educação profissional e renda. Desde que começou a ser implementado, em 2016, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já beneficiou quase 900 adolescentes de regiões produtoras de tabaco. 

CRÉDITO: AI Crescer Legal

 FOTO: Junio Nunes

Olá Jornal