A manhã desta quarta-feira, 24, foi de instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Proteína Animal na Assembleia Legislativa. A comissão especial foi proposta pelo deputado estadual Airton Artus (PDT) e busca aproximar a classe política, lideranças governamentais, produtores e empresas do ramo, para o debate sobre o consumo e a crise financeira vivida atualmente no setor.
Durante o ato de instalação o ex-prefeito de Venâncio Aires e autor de livro sobre a proteína animal, afirmou que a frente busca ampliar o diálogo com o setor.
“Valorizar a produção e discutir ações de defesa seja no consumo ou no setor produtivo. A frente busca discutir ações de forma conjunta com municípios e Estado.”
Artus lembrou ainda que é necessário programas de apoio. “A exemplo do que fizemos em Venâncio, com o PAC dos Frigoríficos, é preciso pensar um programa de fomento dos acessos asfálticos para plantas frigoríficas. E também linhas de financiamento com longo prazo para pagamento,” comenta.
A instalação da frente contou com a presença do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), os vereadores Claudete Citollin (PSD), Clécio Espíndola (PTB) e Samuel Gisch (PDT), além dos secretos estaduais, Ronaldo Santini, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, e Giovane Feltes, da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.