Instabilidade segue até domingo no Rio Grande do Sul

Olá Jornal
janeiro11/ 2023

A terça-feira, 10 foi de chuva em Venâncio Aires e região. A condição segue, e ganha mais volume de precipitações a partir de quinta-feira, 12. Nesta quarta, a temperatura máxima chega aos 40ºC. Já a partir da tarde há previsão de chuva em grande parte do estado.

Na quarta-feira, 11, o sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul e a massa de ar quente se intensifica ainda mais com muito calor no período da tarde na grande maioria das localidades gaúchas. Muitas cidades devem ter máximas ao redor ou acima de 35ºC com máximas em torno dos 40ºC no Oeste gaúcho. Com o calor intenso, nuvens carregadas trazem pancadas de chuva isoladas e temporais localizados em poucos pontos da tarde para a noite.

Na quinta, a atmosfera vai estar mais instável no Rio Grande do Sul. Embora o sol apareça, a cobertura de nuvens aumenta no estado. A temperatura não sobe tanto quanto na véspera, mas será um dia muito quente e abafado pela maior umidade relativa do ar. É o que favorecerá chuva isolada e o risco de temporais isolados da tarde para a noite na maioria das regiões.

Na sexta-feira, calor e abafamento vão terminar em chuva ou temporais em muitas cidades. Uma área de baixa pressão no Nordeste da Argentina reforça a instabilidade. O sol chega a aparecer em parte do estado, mas a nebulosidade aumenta bastante e chove na maioria das localidades. Chuva que será localmente forte e com risco de temporais isolados. Já não se descarta chuva em alguns pontos de manhã, mas a instabilidade é maior da tarde para a noite.

No próximo fim de semana, a tendência é que ainda chova no Rio Grande do Sul. As pancadas devem afetar um maior número de localidades e, isoladamente, tendem a ser fortes e com risco de temporal localizado. No domingo, as precipitações atingem um menor número de pontos, em especial da Metade Leste gaúcha.

ESTIAGEM

Apesar da projeção de aumento dos volumes de chuva, não vai acabar com a estiagem no estado. Nem todas as cidades gaúchas registrarão chuva satisfatória, mas em diversas se projeta que os acumulados de precipitação nos próximos dias possam somar marcas de 30 mm a 50 mm com registros superiores.

São volumes que devem trazer alento no campo gaúcho, evitando um agravamento maior da estiagem e o registro de perdas ainda mais expressivas em lavouras. Será um alento ainda para o abastecimento de água, uma vez que rios, como da Grande Porto Alegre que estão em situação hidrológica grave a crítica, devem experimentar um aumento em seus níveis.

Com informações METSUL

Olá Jornal